Saiba mais sobre o crescimento da energia solar no Brasil!

11 dezembro, 2018

De todas as energias renováveis existentes, nós podemos ver que existe um crescimento da energia solar no Brasil muito grande.

Por isso neste post vamos falar das causas desse crescimento, como a redução no custo dos painéis solares. Além de comentar mais sobre o futuro dessa tecnologia no nosso país e as inovações que vem surgindo nessa área no mundo.

 

Crescimento da energia solar no Brasil

 

Em anos de crise, a energia solar vem apresentando um crescimento considerável no Brasil. Buscando reduzir o valor da conta de luz, muitos brasileiros resolveram recorrer a esse modo sustentável e econômico de gerar a própria energia.

Isso acarretou em um aumento considerável na compra de painéis solares, especialmente para as residências. Estima-se que os consumidores residenciais são responsáveis por 77,4% do total de sistemas fotovoltaicos instalados no país.

O motivo pelo qual a energia solar residencial cresce muito no Brasil ocorre porque o custo de adquirir o sistema fotovoltaico abaixou. E as estimativas dizem que até 2020, o custo para gerar a própria energia caia pela metade.

Além da baixa no mercado, o Brasil é um dos países mais promissores na geração de energia solar pelo simples fato de ser um país tropical. A incidência solar aqui é, em média, de 5,4 quilowatt-hora por metro quadrado, maior que a dos Estados Unidos, Alemanha e China países que investem bastante em energia solar, como você vai ler mais nesse post.

E de acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Brasil atingiu o marco de 1 gigawatt (GW) de potência instalada em usinas de energia solar fotovoltaica ligadas à rede elétrica nacional. Essa potência é capaz de abastecer 500 mil casas brasileiras e atender o consumo de 2 milhões de brasileiros.

 

Financiamentos em energia solar no Brasil

 

A previsão é que a energia solar continue crescendo no Brasil. Principalmente agora que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) permite que pessoas físicas invistam em energia solar. O financiamento Fundo Clima possui taxas de 4,03% e 4,55% com 3 a 24 meses e 12 anos de carência.

Para quem reside mais distante da área urbana existem opções promissoras de linhas de financiamento. Como o Pronaf Eco que é orientado para pequenos agricultores. Ou então a linha FNE Sol, destinada aos produtores agrícolas que residem na região conhecida como SUDENE (Nordeste, Espírito Santo e o norte de Minas Gerais). Conheça mais sobre elas aqui.

 

Mais empresas no mercado

 

Além do financiamento, cada vez mais empresas entram no mercado de energia solar. O que faz com que esta área se torne cada vez mais competitiva. E essa competitividade ajuda a fazer com que a tecnologia dos painéis fotovoltaicos cresça cada vez mais.

E com o aumento das empresas na área, aumenta também os empregos. A estimativa é que até 2020 tenha 100 mil pessoas empregadas na área de instalação de painéis solares

E segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) até 2030 o mercado de sistemas fotovoltaicos devem movimentar cerca de R$100 bilhões no Brasil. E até 2024 aproximadamente 1,2 milhões de geradores de energia solar serão instalados em empresas e residências brasileiras.

 

Inovações na Tecnologia dos Painéis

 

Com mais empresas atuando nesse mercado e com a competitividade crescendo, inovações vêm surgindo na tecnologia dos painéis. Novos tipos de painéis, além daqueles fabricados de silício, que são os mais utilizados, vêm surgindo para se adaptar às diferentes realidades.

A China sendo o maior emissor de gás carbono do mundo, é também, o que mais investe em energia solar. Eles vêm criando tecnologias de painéis que produzem energia dos dois lados. E também vem inovando no processo de cortar camadas de silício cada vez mais finas. O que acaba reduzindo o custo do silício nas células.

Já os Estados Unidos não ficam de fora nesse assunto. Com um projeto inovador, os americanos planejam instalar painéis solares em toda a superfície onde haja sol. Por hora eles estão testando esse conceito nas calçadas mas eles estão ambiciosos com o futuro.

 

O crescimento da energia solar no Brasil é um fato que muitos brasileiros encaram agora. Essa tecnologia está crescendo cada vez mais, se adaptando e inovando para que todos possam usufruir de uma energia limpa e sustentável.

 

curso energia solar

Você pode gostar também de...