Energia Solar

Futuro da energia solar fotovoltaica

10 julho, 2018

A energia solar é utilizada há anos pela humanidade, proporcionando bem-estar. E a medida que o mundo evoluiu, novos usos da energia solar foram surgindo, como geração de energia elétrica. As transformações no mercado de energia crescem a cada dia e muitas pessoas acreditam que na próxima década essas transformações se tornem mais impactantes do que as transformações da internet. Mas afinal, você imagina qual será o futuro da energia solar?

 

Futuro da energia solar

 

As possibilidades são inúmeras e temos como principal obstáculo, para implantação dos sistemas fotovoltaicos, a seguinte limitação: a geração de energia apenas durante o dia, enquanto há sol.

As baterias auxiliam neste processo, porém seu custo ainda é elevado, visto a alta frequência de substituição deste produto, que muitas vezes inviabilizam a implantação de pequenos projetos.

Com a evolução da tecnologia para as baterias de lítio, espera-se que até 2020, os painéis fotovoltaicos estejam amplamente empregados a essas baterias. Desta forma sendo capaz de armazenar energia suficiente para atender a todo período sem luz do sol.

 

Redes Inteligentes – Smart Grid

Com maior capacidade de armazenamento e geração de energia cada vez mais distribuída, acredita-se que o número de consumidores aumente. Esses mesmos consumidores irão se tornar prosumidores – produtor + consumidor – e para isso deverá existir uma transformação das redes tradicionais de energia em redes inteligentes.

smart grid redes inteligentes

As redes inteligentes permitem além do transporte de energia, a coleta e transmissão de informações, aumentando a integração entre o distribuidor de energia e seus consumidores.

Além disso, é possível notar o aprimoramento nos equipamentos de medição e análise do consumo de energia elétrica, possibilitando a apuração do consumo em tempo real por áreas e equipamentos.

Com as redes e os equipamentos de medição trabalhando em conjunto, é provável que no futuro seja possível ligar um equipamento elétrico remotamente, somente no horário em que a energia for mais barata, além de receber relatórios da própria empresa de energia sobre nosso perfil de consumidor.

Assim, além de receber uma conta mensal, será possível ver os gastos em tempo real, possibilitando que os consumidores se programem para serem mais eficientes e fazendo com que as empresas possam adaptar seus produtos ou serviços de acordo com o consumidor com base nos dados coletados.

 

A evolução da energia solar é um fato, podemos ver modelos de carros elétricos, sistemas fotovoltaicos para uso comercial entre outras formas de uso dessa tecnologia que está mudando o mundo.

Quer saber mais sobre energia solar? Então clique aqui e conheça algumas curiosidades.

 

banner cursos de energia solar