Energia Solar

Energia solar em rodovias: uma disputa entre EUA e China

7 agosto, 2018

A China, conhecida por ser o país com maior emissão de gases estufa do mundo, está em primeiro lugar quando o assunto é energia solar em rodovias.

Enquanto isso nos EUA, o projeto está se tornando mais abrangente e ambicioso, porém nenhuma grande rodovia de fato foi implementada.

Conheça mais o que estas duas potências estão fazendo para tornar a energia solar em rodovias um projeto real e sustentável.

 

Energia solar em rodovias chinesas

Caminhão na estrada solar em Jinan China
Caminhão transitando em uma estrada solar localizada em Jinan, na China

 

No final do ano passado, os chineses inauguraram a primeira rodovia com energia solar que fica em Jinan, capital da província de Shandong. O custo do projeto saiu o equivalente a R$ 8,3 milhões.

Foram instalados 6 mil metros quadrados de painéis solares em duas faixas mais uma faixa de emergência. A rodovia ficou então composta de três camadas: a primeira camada possui um concreto transparente, a segunda tem os painéis solares fotovoltaicos e a terceira serve para separar a rodovia do solo.

As placas têm o potencial de gerar um milhão de kWh (kilowatt-hora) por ano, sendo capaz de alimentar 800 casas domésticas. A energia solar captada pela rodovia se transforma em eletricidade que é canalizada pela rede de distribuição elétrica.

A primeira camada além de proteger os painéis solares, é capaz de suportar o peso de carros e caminhões leves. Além disso os veículos de carregamento sem fio poderão recarregar a bateria apenas passando pela estrada.

 

Energia solar em rodovias americanas

Enquanto isso, as companhias americanas vão ficando para trás. O maior problema que eles enfrentam para instalar energia solar fotovoltaica em rodovias é na estrutura. A maioria das estradas americanas são feitas de asfalto.

Este problema não é enfrentado pelos chineses porque a maioria das suas rodovias são feitas de concreto.

Mas em 2016, uma companhia chamada Solar Roadways (Estradas Solares) inaugurou o que seria um primeiro modelo de Estradas Solares .

Situada em Sandpoint, Idaho a “estrada” fica localizada em uma praça onde os carros não passam. Ela gera energia suficiente para alimentar uma fonte próxima e um banheiro.

solar roadway - estrada solar sandpoint
Modelo de “Estrada Solar” instalada em Sandpoint

 

Scott e Julie Brushaw, donos e idealizadores do projeto, imaginam um mundo onde não somente as estradas, mas as calçadas, ciclovias, acostamentos, estacionamentos e toda e qualquer superfície sob o sol sejam feitas de placas solares.

E o mais interessante é que além de gerar energia limpa, as rodovias também terão a possibilidade de ter um sistema de aquecimento para derreter a neve em países mais frios. Além disso, também virão providas de luzes LED para fazer as linhas das estradas.

O projeto vem se desenvolvendo desde 2011 quando recebeu um investimento de US$ 750 mil do Departamento de Transporte dos Estados Unidos. Porém ele sempre enfrentou duras críticas visto que a sua implementação e manutenção seriam muito caros.

A China está tornando real a energia solar em rodovias enquanto os EUA enfrenta problemas de estrutura.

Ambas as potências enfrentam alguns problemas de orçamento porém a China está conseguindo driblar isso pois como maior emissor de gases estufa do mundo, ela deve ao nosso planeta mais uma tecnologia sustentável.

 

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