Energia Solar

Energia Solar é a fonte de crescimento do Brasil?

6 abril, 2018

Até o final de 2017, a geração de energia solar fotovoltaica no Brasil irá atingir um patamar de 1.000 megawatts (MW) de capacidade, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O número representa um crescimento de 325% em relação à capacidade atual de 235 MW, suficiente para abastecer cerca de 60 mil residências, com até cinco pessoas em cada uma.

 

Brasil entre os principais países geradores de energia solar

 

Energia-Solar-fonte-de-crescimento-2BrasilEssa estimativa coloca o Brasil entre os 30 principais países geradores de energia elétrica a partir da luz solar no mundo, com a promessa de estar entre os cinco primeiros até 2030. Além disso, essa expansão trará para o Brasil um aumento significativo na oferta de empregos. De acordo com cálculos do setor, cerca de 25 a 30 novas vagas, diretas e indiretas, são criadas para cada megawatt instalado.

Um dos fatores principais que impulsionam o uso dessa tecnologia é a economia no bolso. Já é mais economicamente vantajoso para os consumidores de algumas regiões do país gerar a sua própria energia do que comprá-la da distribuidora. Além disso, o retorno do investimento também é algo visado pelos usuários. Apesar dos sistemas fotovoltaicos ainda serem caros, são mais baratos do que eram alguns anos atrás, e a tendência para o futuro é que seu preço diminua ainda mais conforme a demanda aumente.

 

Incentivos do Governo Federal

 

Energia-Solar-fonte-de-crescimento-BrasilO governo federal também oferece alguns incentivos para quem quer gerar a própria energia. Equipamentos de energia solar fotovoltaica, por exemplo, fazem parte dos itens de financiamento Construcard da Caixa Econômica Federal, que permite ao brasileiro comprar os equipamentos e quitá-los em até 240 meses com taxas de juros de mercado.

A redução de mais de 70% no preço da energia solar nos últimos dez anos e o aumento de mais de 50% nas tarifas de energia elétrica em 2015 impulsionaram a geração solar no Brasil, segundo dados da Absolar. De acordo com a Aneel, são 5.525 sistemas de micro e minigeração, dos quais 5.437 (98,4%) são de fonte solar, sendo 78% de uso residencial, 15% comercial e o restante, implementado nas indústrias, em edifícios públicos e em propriedades rurais, entre outros.

 

Gostou deste post? Então conheça algumas curiosidades sobre energia solar fotovoltaica.