Energia Solar

Existe algum limite para o uso de painéis solares em empresas?

25 setembro, 2018

A maioria das empresas brasileiras consomem grande quantidade de energia elétrica. Para tentar reduzir este gasto, muitas delas optam por instalar painéis de energia solar. Mas será que existe algum limite para o uso de painéis solares? É sobre isso que vamos falar neste post.

 

Limite para o uso de painéis solares

 

Tecnicamente não existe um limite pré-estabelecido no uso de painéis solares. As empresas podem instalar quantos painéis acharem necessário para a sua utilização. O que existe são taxas cobradas pelas concessionárias de energia.

Quando os painéis solares são instalados em um sistema on grid, eles devem ser conectados com a rede pública de energia. Com isso, as distribuidoras de energia poderão cobrar taxas de iluminação pública e taxa de uso da rede. Porém, mesmo com as taxas, as empresas ainda conseguem economizar até 90% nas contas de luz.

 

Como evitar as taxas?

 

Existe uma maneira de evitar as taxas das concessionárias de energia: instalando um sistema autônomo de energia solar, ou off grid. Neste modelo não existem taxas, pois o sistema não estará conectado a rede de energia, e sim a baterias.

Porém este é um meio mais caro de utilizar a energia solar visto que precisa-se de mais equipamentos do que no sistema On Grid ou Grid-Tie. Mas ainda é uma opção vantajosa no caso de lugares mais remotos, distantes do meio urbano.

 

Incentivos para gerar sua energia

 

BNDES
Fonte: Pedro Teixeira / Agência O Globo

 

No final de agosto deste ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aumentou o financiamento para projetos de micro geração de energia renovável.

Ele lançou a linha Finame Energias Renováveis, voltadas para empresas e possui um orçamento inicial de R$1 bilhão, podendo aumentar este valor no futuro. E além do BNDES, existem outros incentivos para gerar sua energia.

 

Gostou do post? Que tal saber agora porque energia solar é um ótimo investimento?

 

limite para o uso de painéis solares