Curiosidades

Uma inovação na energia solar chamada Solar Roadways

4 setembro, 2018

Uma casa produzir a própria eletricidade com o uso da energia solar não é mais novidade. Assim como a utilização da energia solar em grandes construções não é mais uma ideia futurista. A maior inovação na energia solar atualmente é realizar a instalação de placas solares nas rodovias.

Países como a China, Alemanha e França já conseguiram tal prestígio, mas agora é a vez do Estados Unidos. E tem um casal engenhoso em Idaho que pode fazer isso se tornar realidade.

 

A inovação na energia solar

 

O casal Scott e Julie Brushaw são donos e idealizadores do projeto Solar Roadways, uma startup que tem como meta trazer uma reforma sustentável para o mundo.

A ideia surgida em 2006 espera que quando uma estrada fosse construída, em vez de utilizar o asfalto, seria inserido placas fotovoltaicas. Elas irão captar a energia solar e a transformar em eletricidade que irá alimentar a rede elétrica de energia.

Essas “estradas solares” serão equipadas com telas de LED que irão iluminar as faixas de uma rua ou as vagas de estacionamento de um supermercado. Elas podem também servir de alertas para quando houver algum desvio na estrada.

Além disso, elas vão vir equipadas com um sistema de aquecimento, que poderá derreter a neve nos países mais frios. Há também a possibilidade dos carros elétricos serem alimentados pela energia das placas solares.

Estrada Solar Fictícia
Estrada Solar Fictícia

 

O que já foi feito?

 

A ideia da Solar Roadways é muito inovadora porém precisa de muito investimento. Eles começaram a pedir apoio na Indiegogo, um site de financiamento coletivo. Mas somente em 2011 que eles receberam um investimento do estado de R$750 mil para continuar desenvolvendo o projeto.

Desde lá, eles já conseguiram criar um modelo de estrada solar que fica localizada em sua cidade natal, Sandpoint, Idaho. Porém o projeto apresentou inúmeras dificuldades na hora de procurar uma substituição para o asfalto.

solar roadway - estrada solar sandpoint
Modelo de “Estrada Solar” instalada em Sandpoint

 

Mas o casal continua firme e forte para realizar a proposta. Pensando ainda mais no futuro, Julie e Scott Brushaw pensam em colocar bordas nas laterais dos módulos que possam filtrar a água, se tornando dessa maneira uma rede viária inteligente.

 

Já deu para perceber que não é só nos telhados das casas que podem ser equipados com placas solares.  A energia solar está crescendo cada vez mais, e um futuro mais sustentável pode ser a nossa realidade daqui alguns anos.

 

inovação na energia solar