Dicas

06 tipos de painéis solares para você escolher o seu!

23 outubro, 2018

Atualmente no mercado existem diferentes tipos de painéis solares. Os mais famosos são os feitos de silício mono e policristalino, mas também tem os híbridos, os de filme fino e até de material orgânico!

Neste post listamos os 06 tipos de painéis para te ajudar nessa escolha. Para conferir é só continuar lendo!

 

Tipos de painéis solares: Silício

 

Surgiu em 1954 com uma nova invenção de célula fotovoltaica criada pelo cientista Calvin Fuller. Antes do silício, se utilizavam células de Selênio. O Silício acabou se mostrando ser o elemento mais eficiente de todos, e isso ocorreu por causa da sua pureza.

A “pureza do silício” se dá porque quanto mais alinhadas estiverem as moléculas de Silício, melhor a célula irá converter energia solar em elétrica.

Atualmente mais de 80% dos painéis solares são feitos de alguma variação de Silício. As mais famosas e as que vamos falar neste post, são os painéis monocristalinos e os policristalinos.

1. Painéis Policristalinos

Este tipo de painel geralmente é mais barato e possui uma boa vida útil. Estima-se que seja maior que 30 anos, mas a maioria dos painéis policristalinos vem com 25 anos de garantia.

Para fabricar este tipo de painel, os cristais de silício são fundidos em um único bloco que depois é cortado em blocos menores. Por fim, eles são fatiados em células. Esse processo garante que todos os cristais de silício sejam utilizados na fabricação dos painéis, e nenhum seja desperdiçado.

2. Painéis Monocristalinos

Possuindo uma cor uniforme eles são facilmente reconhecíveis apenas olhando de perto. São conhecidos por serem mais eficientes que os painéis policristalinos, mas possuem um preço alto comparados a eles. Sua vida útil também é alta, sendo maior que 30 anos.

O que faz com que este painel seja mais eficiente que o anterior é o seu processo de fabricação. Ele é feito a partir de um cristal de silício ultrapuro que depois é fatiado criando lâminas de silícios individuais. Depois elas são tratadas e transformadas nas células fotovoltaicas.

Por mais que este processo assegure que o painel seja mais eficiente, ela também faz com que um número considerável de silício seja desperdiçado.

painel solar monocristalino
Painel Solar Monocristalino à esquerda e um Painel Policristalino à direita

 

Tipos de painéis solares: Filme Fino

 

painel-solar-filme-fino

Muito conhecidos pela sua alta tecnologia e sensibilidade nas placas. Este tipo de painel é aplicado sob uma superfície que pode ser de metal ou de vidro.

Ele tem boa performance em lugares com pouca luz solar, possui películas mais flexíveis e ainda tem um baixo custo.

Mas o que deixa a maioria dos compradores com um pé atrás na compra deste tipo de painel é a sua eficiência baixa. Ele possui metade da eficiência de um painel de silício e ainda tem uma vida útil de 10 a 15 anos.

Este tipo de painel possui 4 variações, sendo elas:

3. Telureto de Cádmio

Mais utilizado em grandes campos solares, como as usinas, esse é o único modelo de painel de filme fino que consegue ter uma eficiência mais similar aos painéis de Silício.

4. Silício Amorfo

Este ao contrário do anterior é mais encontrado em aplicações pequenas. Sua eficiência é parecida com a dos painéis feitos de Telureto de Cádmio, e ele pode ser fabricado com apenas 1% do silício utilizado nos painéis solares fotovoltaicos de silício cristalino.

Mas o seu processo de fabricação acaba saindo caro já que eles utilizam a técnica do “empilhamento”. Nela várias camadas de células de silício amorfo são combinadas resultando em taxas mais elevadas de eficiência.

5. Cobre, índio e gálio seleneto (CIS / CIGS)

Conhecidos por serem os mais eficientes na categoria de filme fino. Utilizam uma quantidade menor de substâncias tóxicas (como o Cádmio) na sua fabricação diminuindo assim a toxicidade do equipamento.

6. Células Fotovoltaicas orgânicas (OPV)

Conhecidas pela sua flexibilidade e baixo custo, elas são mais aplicadas em projetos de grande escala já que a sua eficiência pode variar pela área que ele ocupa.

São de polímero e utilizam a eletrônica orgânica para absorver a luz solar e transportar a carga para a produção de eletricidade.

 

BÔNUS: Painel solar Híbrido

 

Esta é uma nova tecnologia que é semelhante aos painéis de silício, com a única diferença de possuírem uma camada de silício amorfo o que faz com que a sua eficiência seja bem maior.

É conhecido por ser a tecnologia de painéis solares ideal para o Brasil já que ele funciona muito bem em temperaturas altas. Mas infelizmente ainda não se encontra no mercado.

 

Existem muitos tipo de painéis solares o que é ótimo já que tem várias opções para escolher. Se você já tem uma ideia de qual painel quer adquirir o que acha de ler um pouco sobre a manutenção dos painéis?

 

cursos de energia solar