Curiosidades

Conheça a Bikebeats, um sistema de som movido a energia solar

14 agosto, 2018

Sabe aquela ideia, que ao ouvi-la parece impossível? Não para o DJ que instalou, em sua bicicleta, um sistema de som movido a energia solar. O projeto ganhou o nome de BikeBeats e hoje você vai conhecer mais sobre ele.

 

Sistema de som movido a energia solar

 

O paulistano Ricardo Bertello, fundador da BikeBeats, após sair da empresa onde trabalhou durante 8 anos, a fim de dar uma guinada na vida, resolveu juntar suas paixões: Andar de bicicleta e ser DJ.

Ricardo sempre teve vontade de comemorar seu aniversário ao ar livre, na praça da cidade, com muita música de seu próprio sistema de som. Porém nunca conseguiu realizar esta comemoração pela falta de energia elétrica em ambientes assim, visto que não teria uma forma de ligar seus equipamentos.

Em uma conversa com a namorada sobre o crescimento da energia solar em nosso país, ele teve a ideia de utilizar a energia solar como fonte de energia para seus equipamentos e com isso começou o planejamento de seu projeto.

 

O processo de criação

 

Do projeto à execução, levou cerca de 4 meses para a bicicleta ficar pronta. Feita em acabamento de aço e madeira, a bike possui o peso total de 110 kg, contando com o sistema de energia solar.

Para que o projeto ganhasse forma foi instalada uma placa solar fotovoltaica com sistema off-grid que possui uma bateria estacionária que alimenta o equipamento de som. O sistema de som pode ficar ligado durante 25 horas, consumindo 0,7 amperes/hora. Este sistema fica guardado dentro do caixote de madeira improvisado na bike.

O projeto agora leva música para qualquer lugar sem se preocupar com pontos de acesso à energia da rede elétrica.

Ricardo conta que já tocou no Minhocão e na Av. Paulista, e que sua vontade é de levar a BikeBeats para a Praça Roosevelt.

bikebeats placa solar são paulo
Criador do Bikebeats tocando na praça Oscar Freire

 

Com uma mente aberta e pensamento criativo é possível realizar grandes feitos. E a energia solar, uma fonte limpa e sustentável tem feito a diferença na vida de muitas pessoas.

E você, quer saber como a energia solar pode se adaptar na sua vida? Então leia o nosso post sobre 05 formas de usar a energia solar em sua casa.

 

sistema de som movido a energia solar