Energia Solar

05 formas de usar a energia solar em sua casa

19 junho, 2018

Existem várias formas de aproveitar e usar a energia solar, em sua casa, como geração de energia elétrica através de painéis solares e o aquecimento de água.  Quer saber mais? Acompanhe esta publicação e saiba como.

 

Formas de usar a energia solar

 

Aquecimento de piscinas

 

É possível aproveitar a energia solar para aquecer a água de piscinas com aquecedores solares ou bombas de calor gerando uma economia de até 65% do gasto de energia para aquecer a água.

 

formas-de-uso-energia-solar-aquecimento-piscina
Sistema de aquecimento solar para piscina

 

Outra forma, mais simples, seria utilizar uma manta térmica para a cobertura da piscina, mantendo o aquecimento da água, realizado pelo sol durante o dia, no período da noite.

formas-de-uso-energia-solar-manta-termica-piscina-
Manta térmica para cobertura de piscinas

 

Instale Claraboias

 

Uma forma simples, bonita e natural de trazer luz para dentro de casa é com o uso de claraboias que permitem a passagem da luz natural. A claraboia é uma peça versátil e pode ser utilizada em qualquer cômodo permitindo uma iluminação natural e garantindo a economia de energia durante o dia.

 

Use clarabóias para iluminação natural
Use clarabóias para iluminação natural

 

Existem vários modelos disponíveis de claraboias, sendo possível agradar todos os gostos e também atender ao design de sua casa.

 

Luz solar para seu jardim

 

Luminária solar para jardim
Luminária solar para jardim

 

É possível criar uma iluminação para seu jardim ou quintal sem precisar de nenhum ponto de energia elétrica. Evitando assim toda aquela fiação indesejada com lâmpadas que utilizam da luz solar.

 

Essas lâmpadas solares são mini geradores elétricos visto que armazenam sua própria energia durante o dia e utilizam dela para emitir luz durante à noite.

 

Instale energia solar fotovoltaica

 

Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica é possível produzir sua própria energia e chegar a reduzir em até 90% do valor da fatura de energia elétrica.

 

Tipos de sistemas de energia fotovoltaica

 

É importante entender e saber diferenciar o sistema Grid-Tie e o sistema Off-Grid.

 

Grid-Tie

 

A forma mais usada para as instalações fotovoltaicas sobre os telhados das residências é o sistema conectado à rede conhecido como Grid-Tie. Este sistema necessita de um inversor, que transforma a energia em corrente contínua para corrente alternada. A energia captada é enviada para a rede elétrica. Ela gerar créditos ao proprietário da residência e permite a redução no valor pago para a distribuidora de energia local.

 

Diagrama Sistema Grid-Tie
Diagrama Sistema Grid-Tie

 

Off-Grid

 

O sistema Off-Grid geralmente é utilizado em regiões isoladas ou com difícil acesso à rede elétrica como nas zonas rurais. Este sistema abaste residências e também podem atender pequenas comunidades. Isso ocorre através de mini redes pelo armazenamento com baterias.

 

Diagrama Sistema Off-Grid
Diagrama Sistema Off-Grid

 

Estenda as roupas do varal

 

Como todo o acesso à tecnologia muitas vezes esquecemos formas simples de economia. Como secar as roupas no varal e deixar a secadora elétrica descansar.

 

Reduza o gasto com a máquina de secar
Reduza o gasto com a máquina de secar

 

Agora que você sabe algumas forma de utilizar a energia solar em sua casa, saiba os motivos para investir na instalação de um sistema de energia fotovoltaico.

 

banner cursos de energia solar