Off-Grid

Qual a diferença entre sistemas On grid e Off grid?

17 julho, 2018

Muitas pessoas ao começar os planos para adquirir painéis solares para sua residência, acabam precisando escolher entre dois sistemas fotovoltaicos: on grid e off-grid.

Mas afinal qual é a diferença entre estes dois sistemas?

 

On Grid

No sistema on grid, também chamado de grid-tie, a geração de energia solar está conectada à rede pública, ou seja, quando a sua unidade produz mais energia do que você consome, essa energia é enviada de volta à rede pública e é transformada em créditos de energia que podem ser utilizados em até cinco anos.

E, se o sistema não conseguir gerar a energia necessária para o consumo, a rede pública complementará com a energia restante, ou seja, o valor da conta de luz será reduzido consideravelmente.

Para harmonizar o sistema on grid com a rede pública, será necessário o uso de inversores interativos, que além de realizar a ação de harmonizar, ele também converte a energia gerada pelas placas solares em corrente contínua (CC), transformando-a em energia elétrica de corrente alternada (CA).

 

Off Grid

Já no sistema off grid, como não possui conexão com a rede pública de energia (sendo assim não é necessário pagar a conta de luz), ela então necessita de um banco de baterias estacionárias , que irão armazenar todo o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas. Essa energia ficará armazenada e preparada para gerar energia para sua residência. Mesmo em épocas em que seu sistema não esteja gerando energia.

Esse sistema é mais indicado para lugares remotos, como áreas rurais, pois seu uso não depende da rede pública de energia.

Além do banco de baterias estacionárias, o sistema off grid também necessita de inversores elétricos. Ele converte a corrente contínua gerada pelas placas solares e o armazena nas baterias em corrente alternada.

Sabendo das diferenças, conclui-se que o sistema on grid é comumente utilizada em regiões urbanas ou localidades com acesso à energia elétrica. Enquanto que o off-grid não necessita da energia da rede pública, sendo mais usado em meios remotos ou rurais.

Agora que você entende mais sobre os sistemas de energia solar, confira 5 dicas para economizar energia elétrica!

 

banner cursos de energia solar