Curiosidades

06 motivos do porquê fontes de energia renovável são tão importantes para o mundo

26 fevereiro, 2019

Uma fonte de energia renovável é aquela que consegue produzir energia utilizando uma fonte limpa e renovável. Elas servem para substituir alguma fonte convencional de energia, como a do petróleo ou do carvão mineral.

Como a energia renovável é uma fonte inesgotável,atualmente ela acaba se tornando muito importante para o mundo. Nos dias de hoje nós enfrentamos um desequilíbrio entre o crescimento econômico e o meio ambiente. Quanto mais crescemos economicamente, mais o meio ambiente sofre com as implicações desse crescimento.

Então tudo tem que ser feito pensando no futuro e na saúde do nosso planeta, para que nós possamos continuar vivendo aqui por muitos anos.

Pensando nisso, hoje resolvemos trazer a você este post que vai mostrar 06 motivos pelos quais devemos dar mais atenção e importância para as energias renováveis. Confira!

 

01 – As fontes de energia renováveis são inesgotáveis

 

A energia renovável, como o próprio nome diz, possui um constante ciclo de renovação ficando sempre disponível para a utilização humana.

A energia solar é uma das principais energia renováveis, onde a partir dos raios solares é possível produzir eletricidade para várias residências, empresas e outras construções.

 

02 – Baixo índice de poluição

 

As energias renováveis apresentam um baixíssimo índice de poluição para o meio ambiente do que as energias tradicionais. Isso ocorre porque quando elas são utilizadas, não expelem nenhum tipo de substância prejudicial ao meio ambiente.

As fontes tradicionais de energia, como o carvão mineral, petróleo, energia nuclear entre outras, acabam expelindo gases poluentes na atmosfera toda vez que são utilizadas.

Esses gases deixam o ar poluído gerando problemas de saúde nas pessoas e nos animais. São as principais causadoras do aquecimento global e do efeito estufa e podem contribuir para a perda da biodiversidade.

Além disso, elas podem acabar sendo mais caras. Um bom exemplo disso são as termelétricas, que quando ativadas podem acabar causando o aumento da conta de luz, além de expelir carvão mineral.

 

03 – Chegam em lugares mais distantes

 

Uma das grandes vantagens da energia renovável é que ela não se limita somente ao centro urbano. Ela chega também nas áreas mais remotas que não possuem conexão com a rede pública de energia.

Isso porque elas são uma fonte que se adaptam muito facilmente aos diferentes ambientes. A energia solar é um bom exemplo onde, com um pouquinho de criatividade, é possível empregá-la em ruas, carros e até bicicletas!

 

04 – Mais econômicas

 

Geralmente, as energias renováveis apresentam um custo elevado para sua instalação. Porém em longo prazo, elas já se mostraram como fontes mais econômicas para quem as utiliza.

Isso ocorre porque elas não dependem de nenhuma companhia ou outra organização para chegar até você. Se a região onde você está é promissora em algum tipo de energia renovável, você vai poder utilizá-la sem obter custos maiores no futuro, como acontece com a conta de luz e as suas bandeiras tarifárias.

 

05 – Geram empregos

 

Diferente da geração tradicional de energia, as energias renováveis precisam de mão de obra para serem instaladas em residências, empresas, etc. E nos últimos anos a demanda tem sido bem alta.

Com a demanda alta, novas oportunidades de emprego estão surgindo. Segundo pesquisas, a China é a detentora de mais empregos gerados nesse mercado. E no mundo todo a energia solar e a eólica tem sido as mais utilizadas.

 

06 – Diminuição do uso da água

 

Dois terço da eletricidade produzida no Brasil provêm das hidrelétricas, que utilizam a água para fazer suas turbinas funcionarem.

Porém, devido a episódios de escassez de recursos hídricos por causa da falta de chuvas, as hidrelétricas acabam não conseguindo produzir eletricidade, sendo então substituídas pelas termelétricas de tempos em tempos. E nos últimos 15 anos, o volume de chuvas no Brasil tem diminuído bastante, reduzindo a produção das hidrelétricas.

As energias renováveis também ajudam nessa questão, já que elas, em sua maioria, não dependem da água para produzir energia.

 

As fontes de energia renováveis têm um claro potencial para mudar a forma como lidamos com a eletricidade e de como cuidamos do  nosso planeta.

Mas também é importante ressaltar aqui que energia renovável não é a mesma coisa que energia alternativa . No blog temos uma post que explica mais sobre isso. Você pode acessar ele clicando aqui.

fontes de energia renovável