Curiosidades

06 motivos do porquê fontes de energia renovável são tão importantes para o mundo

26 fevereiro, 2019

As fontes de energia renovável são aquelas que conseguimos obter com um ciclo de renovação em escala humana, ou seja, estão sempre disponíveis ao ser humano, e por este motivo são de suma importância para o homem. Elas servem para substituir algumas fontes convencionais de energia, como a do petróleo, gás natural, ou do carvão mineral.

O ser humano é uma sociedade energo-intensiva, isso quer dizer que necessitamos de energia para desenvolvermos. Nos dias de hoje nós enfrentamos um desequilíbrio entre o crescimento econômico e o meio ambiente. Quanto mais crescemos economicamente, mais precisamos de energia e com isso o meio ambiente acaba sofrendo as consequências.

Por este motivo devemos cuidar da saúde do nosso planeta, se quisermos viver por aqui por muitos anos.

Pensando nisso, hoje resolvemos trazer a você este post que vai te mostrar 06 motivos pelos quais devemos dar mais atenção e importância para as energias renováveis. Confira!

 

01 – As fontes de energia renováveis são inesgotáveis

 

A energia renovável, como o próprio nome diz, possui um constante ciclo de renovação ficando sempre disponível para a utilização humana.

A energia solar é uma das principais energia renováveis, pois o sol é nossa maior fonte de energia. Ela é obtida a partir da irradiação solar (os raios solares) e, assim, é possível produzir eletricidade para várias residências, empresas, indústrias e outras construções.

 

02 – Menor índice de poluição

 

As energias renováveis apresentam menor índice de poluição para o meio ambiente do que as energias tradicionais. Isso ocorre porque quando elas são utilizadas, emitem pouca quantidade de gases do efeito estufa.

As fontes tradicionais de energia, como o carvão mineral, petróleo, energia nuclear entre outras, acabam emitindo gases poluentes na atmosfera toda vez que são utilizadas.

Esses gases deixam o ar poluído gerando problemas de saúde no ser humano e nos animais. São as principais causadoras do aquecimento global e do efeito estufa e podem contribuir para a perda da biodiversidade.

Além disso, elas podem acabar sendo mais caras. Um bom exemplo disso são as termelétricas, que quando entram em operação causam o aumento da conta de luz, por ter seu processo de geração de energia mais caro.

 

03 – Chegam em lugares mais distantes

 

Uma das grandes vantagens da energia renovável é que, em alguns casos, ela não se limita somente aos centros urbanos. Ela chega também nas áreas mais remotas que não possuem conexão com a rede pública de energia elétrica, como por exemplo, a energia solar, em que é possível ser empregada em casa, ruas, carros, mochilas e até mesmo em bicicletasIsso porque ela é uma fonte que se adaptam muito facilmente aos diferentes ambientes. 

 

04 – Mais econômicas

 

Geralmente, as energias renováveis apresentam um custo elevado para sua instalação. Porém em longo prazo, elas já se mostraram como fontes mais econômicas para quem as utiliza.

Isso ocorre porque você não irá depender da geração de energia elétrica dessas empresas, ou seja, você passará de consumidor para fornecedor de energia para o sistema elétrico, utilizando apenas o sistema de transmissão das concessionárias. Se a região onde você está é promissora em algum tipo de energia renovável, você vai poder utilizá-la sem obter custos maiores no futuro, como acontece com a conta de luz e as suas bandeiras tarifárias.

 

05 – Geram empregos

 

Diferente da geração tradicional de energia, as energias renováveis precisam de mão de obra para serem instaladas em residências, empresas, etc. E nos últimos anos a demanda tem sido bem alta.

Com a demanda alta, novas oportunidades de emprego estão surgindo. Segundo pesquisas, a China é a detentora de mais empregos gerados nesse mercado. 

 

06 – Diminuição do uso da água

 

Dois terços da eletricidade produzida no Brasil provêm das hidrelétricas, que utilizam a queda d’água para fazer suas turbinas girarem e, conectadas a um gerador, fornecer energia ao sistema.

Porém, devido aos baixos níveis de água nos reservatórios, as hidrelétricas acabam não conseguindo produzir eletricidade, sendo então substituídas pelas termelétricas de tempos em tempos, acarretando em um aumento significativo no valor no valor do kW.

Sendo assim, uma boa opção é usar mais de uma fonte renovável, uma completando a outra. Neste caso seriam as hidrelétricas, que também é uma fonte de energia renovável e a energia fotovoltaica, já que elas se complementam muito bem, pois quando a hidrelétrica está em baixa produtividade, é o momento em a solar possui o maior nível de produção de energia.

As fontes de energia renováveis têm um claro potencial para mudar a forma como lidamos com a eletricidade e de como cuidamos do nosso planeta.

Mas também é importante ressaltar aqui que energia renovável não é a mesma coisa que energia alternativa . No blog temos uma post que explica mais sobre isso. Você pode acessar ele clicando aqui.

fontes de energia renovável