Curiosidades

Qual é a diferença entre energia alternativa e energia renovável?

22 maio, 2018

Os termos energia alternativa e energia renovável estão em alta!

Muitas vezes esses termos são adotados para falar da mesma coisa, porém existe uma diferença básica entre esses termos. Descubra qual o significado de cada um e o que os diferencia no post que preparamos para você.

 

Energia Alternativa

 

energia-alternativa-biomassa-geotermica
Exemplo de energia alternativa: Geotérmica e Biomassa respectivamente

 

A energia alternativa é toda fonte energética limpa que pode substituir uma fonte convencional de energia, porém essa fonte não é necessariamente renovável.

Sendo uma fonte de energia limpa, a energia alternativa é uma boa alternativa ao uso de combustíveis fósseis. Um exemplo seria aderir ao carvão no lugar da gasolina, assim o carvão seria considerado uma energia alternativa, porém não renovável.

As fontes de energia estão ligadas, a quase todos os processo que realizamos. É muito importante buscar por alternativas com maiores benefícios.

A energia alternativa cabe dentro desse perfil fornecendo fontes de energia limpa e barata, diminuindo o impacto ambiental e a poluição sem prejudicar o meio ambiente.

 

Energia Renovável

 

energia-renovavel
Exemplo de energia renovável: Eólica e Solar respectivamente

 

Já para a energia ser considerada renovável sua origem deve ser uma fonte natural. Ou seja que a curto ou médio prazo se regenera sendo renovável, sustentável e essencialmente inesgotável, diferente de combustíveis fósseis.

A energia solar e a energia eólica são exemplos de explorações da fonte de energia renovável que não causam danos ao meio ambiente. São várias formas de conversão da energia como:

Energia fotovoltaica: é captada através do sol e convertida em energia elétrica.

Energia eólica: é captada através das correntes de vento, essas correntes movem uma hélice e geram energia elétrica.

Térmica: é captada através do sol, convertida em energia térmica para aquecer a água.

 

Por isso a energia solar vem conquistando o mercado nacional visto sua forma limpa e seu grande potencial. Outras formas de energia são: energia geotérmica, energia das marés, energia hídrica e várias formas de bioenergia.

Todas essas formas de energia renovável não podem ser esgotadas e podem ser constantemente renovadas. Podemos concluir que o que diferencia a energia alternativa da energia sustentável é causar ou não um impacto ambiental significativo.

 

Agora que você já sabe a diferença entre a energia alternativa e a energia renovável descubra quais os benefícios de gerar sua própria energia!

Minha Casa Solar