Energia Solar

História da energia solar – Como tudo começou!

24 julho, 2018

A ideia de energia solar ainda lhe parece como uma tecnologia futurista? Pois fique sabendo que ela está entre nós há quase dois séculos! Neste post você vai ler sobre quem ajudou a idealizar e colocar essa ideia em prática.

 

Uma descoberta de Becquerel

Becquerel pai dos painéis solares

Edmond Becquerel, um físico francês, foi quem descobriu o que chamaram mais tarde de “Efeito Fotovoltaico”. Denominação vinda da ligação entre as palavras foto (luz) com voltaica (energia). A descoberta se deu em 1839 por meio de observações enquanto realizava algumas experiências com eletrodos.

Em 1873 foi criada a primeira célula fotovoltaica que era feita de selênio. Atualmente quase 80% dos painéis solares são feitos de alguma variação de silício. Esta mudança de elementos se deve a Calvin Fuller, que em 1954 desenvolveu as células fotovoltaicas de silício.

Com o tempo e as novas tecnologias, as células começaram a apresentar um desempenho mais alto. O que fez com que a ideia de eletricidade derivada do sol se tornasse uma alternativa real.

 

Uma idealização de Einstein

albert einstein eletricidade do sol

A história por trás da tecnologia utilizada nos painéis solares só foi possível graças ao famoso físico alemão Albert Einstein. Em 1905, aos 26 anos de idade idealizou a teoria chamada Electricity From The Sun (Eletricidade do Sol).

Einstein acreditava em um futuro onde “lentes gigantes fossem capazes de transformar a luz do sol em eletricidade”. Em 1923, Einstein recebeu o prêmio Nobel de Física pela formulação da ideia do Efeito Fotovoltaico.

 

A energia solar e a corrida espacial

vanguard primeiro satélite alimentado por energia solar
Imagem do Vanguard -Primeiro satélite alimentado por energia solar

 

Em 1958 enquanto acontecia a Corrida Espacial, o cientista alemão Hans Ziegler convenceu a NASA a usar painéis solares como uma forma de abastecer o satélite norte-americano Vanguard I.

O satélite foi lançado em Março de 1958 e acabou superando as expectativas dos cientistas. A partir daí todos os satélites e sondas espaciais norte-americanos são abastecidos com a energia solar.

Gostou de saber mais sobre o surgimento da energia solar? Então leia este post sobre O Futuro da Energia Solar Fotovoltaica.

 

banner cursos de energia solar