Grid-Tie

Saiba como funciona a instalação de energia solar

26 março, 2024

Com o aumento das tarifas das concessionárias de eletricidade e do consumo dos brasileiros, a instalação de energia solar está entre as principais e mais efetivas soluções para reduzir a conta de luz.

Prova disso, é o cenário positivo do mercado solar: o Brasil concluiu janeiro de 2024 com 2.945MW. Essa produção solar é 52,4% maior em comparação com janeiro de 2023, segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

De fato, famílias e empresas vem aderindo o seu próprio sistema de energia solar. Inclusive, até o número de investidores de usinas fotovoltaicas e fazendas solares está aumentando devido à rentabilidade superior ao obtido em outras aplicações seguras do mercado financeiro.

Se você está pensando em investir na energia do sol, continue lendo para saber como funciona, quanto custa e quem realiza o serviço de homologação e instalação de energia solar.

6 vantagens de instalar kit solar

Embora a economia seja o principal motivo, existem diversos outros benefícios em investir e instalar o seu próprio sistema de energia solar a curto, médio e longo prazo. Confira a seguir.

1. Aumenta o valor do imóvel em até 10%

A instalação de energia solar é uma melhoria capaz de valorizar o seu imóvel em até 10% pois, tem um excelente retorno do investimento. Deste modo, logo após a ativação do kit solar, o gasto com eletricidade será reduzido em até 90%.

2. Troca a conta de luz pela parcela do financiamento

Apesar do custo de aquisição dos equipamentos fotovoltaicos e dos serviços de homologação e instalação de energia solar, o sistema “se paga” rapidamente. 

Nesse sentido, ao financiar o seu kit solar, você paga a parcela e a taxa mínima na conta de luz. Depois de quitar o financiamento solar, o seu único custo será a taxa mínima e claro, aproveitar a energia do sol, sem nenhuma preocupação.

3. Minimiza o impacto das bandeiras tarifárias

O receio de abrir a conta de luz e ver o valor, deixa de ser uma preocupação porque o kit solar diminui o consumo da rede elétrica e a energia excedente é injetada. 

A instalação de energia solar gera créditos energéticos (descontos) na conta que minimizam a influência das tarifas e do temido horário de ponta, evitando surpresas desagradáveis na conta de luz.

4. Bem durável com baixo custo de manutenção

Os equipamentos fotovoltaicos têm alta durabilidade. Por exemplo, os painéis solares, que são o principal componente do kit solar, contam com garantia mínima de 10 anos com vida útil estimada superior a 25 anos.

Ao longo do tempo de uso, a instalação de energia solar requer apenas manutenção mínima, como a limpeza das placas solares para aproveitar ao máximo a luz do sol. Afinal, o acúmulo de poeira, fuligem e demais sujidades, pode impactar negativamente em até 30% da geração solar.

5. Instalação rápida, sem quebra-quebra no imóvel

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a instalação de energia solar pode ser uma obra rápida e sem quebra-quebra no imóvel. Com os equipamentos e profissionais certos, é possível realizar o serviço sem alteração estrutural, ou seja, nada de recortes nas paredes.

6. Colabora com o futuro do planeta

O uso da energia solar ajuda a reduzir a exploração de recursos naturais, contribui com a descarbonização e proporciona um custo mais amigável para os consumidores. Além disso, a instalação de energia solar também gera empregos e novos negócios no país.

O que é preciso para instalar energia solar?

Para ter energia solar em casa ou no seu negócio, é necessário que um profissional técnico ou engenheiro elabore o projeto de homologação e faça a Solicitação de Acesso na distribuidora elétrica da sua região.

Dessa maneira, a distribuidora irá analisar toda a documentação e se estiver tudo certo, irá emitir o Orçamento de Conexão (antigo Parecer de Acesso) que autoriza a instalação de energia solar. 

No entanto, após o término da obra, é preciso requisitar a visita de vistoria para inspeção da instalação e do padrão de entrada. Caso esteja tudo de acordo, é feita a troca do medidor tradicional para o medidor bidirecional que permite a injeção da energia excedente na rede elétrica.

Quanto custa para montar um sistema de energia solar?

O preço do serviço de instalação de energia solar varia por região e principalmente, pelo tamanho do sistema. Desse modo, quanto maior a potência do kit solar, mais caro é o serviço.

Além disso, é indispensável escolher engenheiros com registro no CREA e instaladores experientes, que seguem as normas técnicas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o regulamento da concessionária local. 

Inclusive, atendendo esses requisitos, a chance de aprovação da Solicitação de Acesso é maior e mais rápida porque ajuda a evitar alterações e a definição de novos prazos.

Empresa que instala energia solar

Se você decidiu fazer um investimento inteligente na instalação de energia solar, conte com o apoio de quem é especialista no assunto. Nós da Minha Casa Solar, oferecemos uma equipe experiente e altamente qualificada para entender sua necessidade de geração de energia.

Também possuímos centenas de kits solares à pronta-entrega, somente com equipamentos de marcas confiáveis e com excelente relação custo-benefício. Trabalhamos com diversos modelos de painéis solares, inversores On-Grid, string box e demais equipamentos necessários para o sistema de energia solar.

Além disso, atendemos a região metropolitana de Belo Horizonte com serviços de projeto de homologação e instalação de energia solar nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Betim e demais cidades da região metropolitana, sob análise. Ou seja, você encontra tudo em um só lugar: os equipamentos, o projeto e a instalação.

Agora, você já conhece os benefícios, como funciona e principalmente, onde comprar seus equipamentos fotovoltaicos e qual empresa contratar para homologação e instalação de energia solar. Sua jornada não acaba aqui, confira outros conteúdos em nosso blog e siga o Instagram da Minha Casa Solar para saber de tudo em primeira mão.