Painel Fotovoltaico

Descubra aqui como proteger seu sistema solar contra surtos elétricos!

22 janeiro, 2019

Os surtos elétricos podem acontecer em qualquer tipo de sistema elétrico e por vários motivos, seja por causa de raios ou por manobras de rede causadas pelas redes de energia elétrica.

E o sistema fotovoltaico não foge dessa realidade. Mas por sorte existe uma maneira de contornar a situação e evitar que maiores danos aconteçam com seu sistema solar.

 

O que são surtos elétricos?

 

Surtos elétricos são ondas transitórias de tensão, corrente ou potência que variam bastante por um período curtíssimo de tempo, podendo se propagar ao longo de sistemas elétricos causando danos aos equipamentos do sistema.

Esses surtos elétricos podem ser causados por descargas atmosféricas, manobras de rede ou a partida brusca de máquinas de grande porte no sistema. Confira mais sobre cada uma delas abaixo:

surto eletrico energia solar
Fonte: Blog Matheus Martim

 

Descargas Atmosféricas

Elas vem em dois tipos: a descarga direta e a indireta. A direta ocorre quando o raio cai diretamente sobre as instalações elétricas. Já as descargas indiretas são os raios que caem em um ponto distante. Mas esse raio acaba causando um campo eletromagnético que se espalha a partir de condutores metálicos.

Por mais que a descarga direta cause um estrago maior, é a descarga indireta que é mais comum em casos de danos com sistemas elétricos.

 

Manobras de Rede

É quando uma concessionária de energia elétrica faz chaveamentos ou manobras de rede. Isso causa uma pausa na distribuição de eletricidade para certos bairros ou ruas. Essas manobras têm tentativas de religamento que podem causar surtos.

 

Partida brusca de máquinas de grande porte

Também conhecido como o famoso liga e desliga de aparelhos domésticos. Toda vez que ocorre, os motores desses equipamentos geram sobretensões transitórias que podem causar surtos de energia.

Máquinas de lavar, o ar-condicionado e até os elevadores de prédios residenciais ou comerciais estão entre esses esquipamentos.

 

Como o DPS ajuda a evitar esses surtos?

 

Para evitar que os surtos causem danos no sistema é utilizado um Dispositivo de Proteção contra Surtos(DPS). Eles têm a função de detectar as sobretensões na rede e desviar as correntes de surtos para o aterramento, protegendo assim o sistema.

Eles podem ser utilizados para proteger transformadores e luminárias urbanas, redes de distribuição de energia elétrica, sistemas de energia solar fotovoltaica, dentre outros.

 

Diferentes tipos de dispositivos de proteção contra surtos (DPS)

Como o DPS funciona

Em tensão nominal, o DPS é um contato aberto com impedância muito grande, permitindo que a corrente flua pelo sistema normalmente.

Então ao perceber um surto, o DPS entra em curto-circuito reduzindo sua impedância para quase zero. Assim ele desvia o surto para o aterramento, protegendo o sistema desse distúrbio. Quanto maior for o surto de tensão, maior será a corrente drenada por conta da menor impedância.

Para saber mais sobre o funcionamento do DPS e qual deles escolher para seu sistema, acesse este post do nosso blog com mais informações: Proteção contra surtos elétricos: como escolher o DPS ideal?

 

De acordo com as normas da ABNT, o DPS é um complemento importante à proteção interna de um sistema. Nos sistemas fotovoltaicos ele vai proteger todo o gerador solar garantindo assim a durabilidade do sistema.

 

curso de energia solar