Painel Fotovoltaico

Posso instalar placa solar diferente no mesmo sistema?

17 janeiro, 2024

Algum tempo depois de realizar a instalação de energia solar, é comum o desejo de aumentar a produção de eletricidade. E a principal dúvida é: posso instalar placa solar diferente no sistema fotovoltaico que já tenho?

Muitos profissionais de energia solar indicam montar o sistema On-Grid ou Off-Grid com a produção mínima para atender a necessidade e posteriormente, fazer a expansão do arranjo fotovoltaico. 

Também existe o cenário que o consumo aumenta, sendo preciso investir em mais placas solares para poder usar mais eletricidade ou reduzir a conta de energia.

No entanto, ampliar a capacidade de geração do sistema fotovoltaico não é tão simples. Continue lendo para saber como instalar placa solar para expansão do arranjo fotovoltaico existente da maneira correta.

Posso aumentar a quantidade de painéis solares do sistema de energia solar?

A expansão do conjunto de painéis solares pode ser feita, sem nenhum problema, utilizando preferencialmente o mesmo modelo que já existe no sistema fotovoltaico. Contudo, os limites de potência, tensão e corrente na entrada solar do equipamento devem ser respeitados.

Entretanto, se a quantidade de painéis solares que irá instalar ultrapassar algum desses parâmetros do seu controlador de carga, inversor carregador ou inversor On-Grid, terá que substituir o equipamento por uma versão que suporte esse retrofit.

O que é retrofit em sistemas de energia solar?

A solução de retrofit é uma melhoria ou atualização em um sistema de energia solar existente, podendo envolver adição e/ou substituição de equipamentos fotovoltaicos.

Posso misturar painéis solares diferentes no sistema fotovoltaico?

Se já faz alguns anos que montou o seu sistema de energia solar, é possível que o modelo de painel solar seja difícil de encontrar ou tenha sido descontinuado. Nesse cenário, muitas pessoas pensam em fazer a expansão do sistema com outro modelo, mas não é simples assim.

Contudo, misturar painéis solares de potências, marcas e tecnologias diferentes no mesmo sistema pode resultar em um investimento significativo com baixo desempenho. Isso porque ao instalar placa solar de outro modelo pode limitar a potência de todas as placas solares.

Por exemplo, um sistema com placas de 450W ao ser completado com modelos de 405W, ficará com todas as placas com potência limitada a 405W. Ou seja, será uma ampliação de baixa efetividade, visto que cada painel de 450W perderá 45W.

Posso usar painel monocristalino junto ao painel policristalino?

De antemão, é preciso entender que se trata de painéis solares com composições de fabricação distintas, que resultam em tensões e correntes bem diferentes mesmo quando a potência é igual. 

Por essa incompatibilidade técnica, não é recomendado misturar painéis monocristalinos e policristalinos no mesmo conjunto. Aproveite para conhecer melhor as diferenças entre as duas tecnologias, a seguir.

Painel solar policristalino

Esse tipo de placa solar é construído com células policristalinas de silício e outros componentes, o que torna a fabricação mais simples e possibilita um valor de mercado mais competitivo. 

No entanto, o desempenho médio das células fica entre 12% a 17%, pois as células fotovoltaicas absorvem menos luz do sol.

Painel solar monocristalino

Já os modelos de placa solar monocristalina são feitos de silício puro, o que proporciona maior captura de luz e consequentemente, conseguem gerar mais eletricidade. 

Entretanto, essa é uma tecnologia mais moderna e requer mais investimento em relação aos painéis policristalinos. Além disso, sua eficiência média está entre 18% a 22%.

Na hora de escolher e instalar placa solar é importante analisar o modelo que melhor encaixa no orçamento disponível porque é um investimento a longo prazo. Afinal, a vida útil estimada dos painéis solares é de mais de 25 anos, quando instalado em condições ideais.

Pode combinar painel solar bifacial com monofacial?

A placa solar bifacial capta luz solar pelas duas faces, frente e traseira, o que permite ganho bifacial quando está instalada em superfícies com capacidade reflexiva, como a areia. Por exemplo, a placa solar bifacial de 555W pode chegar até 672W.

Dessa forma, se for instalar placa solar bifacial no mesmo conjunto que painéis monofaciais de 555W, sua potência será prejudicada e limitada a 555W.

Como aumentar a quantidade de painéis solares em um sistema fotovoltaico instalado?

Sempre que for instalar placa solar em um sistema de energia solar que já existe, escolha o mesmo modelo utilizado anteriormente. Caso não seja possível, dê preferência para placa solar da mesma marca e família, pois as especificações e tecnologias costumam ser semelhantes.

Mas se não for viável instalar placa solar da mesma fabricante, recomendamos que tenham a mesma potência e tensão similar (Vmp). Em caso de painéis com potências diferentes, indicamos que tenham tensão (Vmp) igual ou superior.

Pensando em você, criamos um fluxograma para simplificar o diagnóstico de compatibilidade de painéis solares. Confira abaixo.

Descubra se instalar placa solar diferente é compatível com o modelo existente no sistema fotovoltaico

Soluções para instalar placa solar diferente em sistema existente

Se você quer fazer a expansão do sistema fotovoltaico com placas solares de maior potência e ainda aproveitar os módulos que já tem, existe um caminho.

A primeira solução ideal em sistemas On-Grid para driblar a limitação de potência ao instalar placa solar diferente é dedicar um MPPT para agrupar os módulos do mesmo modelo. Desse modo, a divergência de potência, tecnologia e especificações não terá influência, pois são entradas MPPT’s independentes.

Na prática do exemplo anterior, poderia ser montado um arranjo com as placas de 450W em um MPPT e as novas placas de 405W em outro MPPT. Isso é viável para inversores On-Grid e inversores carregadores que possuem mais de um MPPT.

Já a segunda alternativa é para sistemas Off-Grid com controlador de carga, indicamos adquirir outro controlador para receber esses novos painéis solares. Assim, os conjuntos têm gerenciamento individual, sem nenhuma interferência na geração.

Amplie o seu conjunto de painéis solares com apoio de especialistas

Ainda está com dúvida de como instalar placa solar diferente no seu sistema de energia solar? Fique tranquilo(a)! Nós da Minha Casa Solar, oferecemos atendimento técnico comercial para encontrar o modelo mais compatível com os painéis solares que você já tem.

Também contamos com um amplo portfólio de painéis solares de grandes marcas do mercado solar, como Canadian, Resun, Trina, Sunova, OSDA e ZnShine. Além disso, trabalhamos com diversos inversores, controladores, baterias e demais equipamentos necessários para instalação de energia solar.

Agora, você já sabe como instalar placa solar de potência diferente no seu sistema de energia solar, minimizando o impacto na geração. Não pare por aí! Confira outros conteúdos do nosso blog e siga o Instagram da Minha Casa Solar.