Energia Solar

O que são as luminárias solares e porque você precisa de uma?

4 dezembro, 2018

Você já ouviu falar das luminárias solares? Elas são acessórios sustentáveis que ajudam a iluminar espaços enquanto diminuem a sua conta de luz! Neste post falaremos mais sobre como essas luminárias funcionam, onde podem ser instaladas e as vantagens de se adquiri-las.

 

Como funcionam as luminárias solares?

Elas funcionam a partir de uma pequena placa solar instalada em seu interior que é responsável por transformar a energia solar em eletricidade.

Ela carrega durante o dia e a noite a luminária acende automaticamente iluminando jardins, garagens e até o interior de casas. Sua iluminação é de LED, o que garante que ele funcione bem por 10 horas depois de ficar o dia inteiro carregando.

 

Componentes da luminária

Existem uma grande variedade de luminárias solares no mercado, porém a maioria funciona da mesma forma. Listamos aqui embaixo quais são os elementos principais de uma luminária e qual a sua utilidade.

 

Painel Solar Fotovoltaico

É formado por células fotovoltaicas que se organizam em uma camada de silício. Juntas elas podem captar e converter a energia solar em eletricidade. Nas luminárias é instalado um pequeno painel, que pode carregar até em dias nublados.

Fotoresistor

Este equipamento funciona como um sensor que detecta quando a iluminação começa a abaixar. Quando isso ocorre ele liga a lâmpada automaticamente, assim não temos que nos preocupar em ligar a luminária porque ela já faz isso sozinha.

Bateria

Ela é responsável por armazenar a energia captada pelas placas solares durante o dia para ser consumida à noite. Ela geralmente é feita de níquel e cádmio.

Lâmpada LED

São diodos emissores de luz que possuem um ótimo alcance e duração. Eles não tem radiação infravermelha e mercúrio além de poderem multiplicar a vida útil da luminária já que são 100% sustentáveis.

 

Onde ela pode ser Instalada?

Sua instalação é bem fácil de ser feita, demora cerca de segundos. E elas ainda possuem a vantagem de não precisar quebrar paredes ou pisos já que não precisam ficar conectadas à rede pública de energia.

Elas podem ser facilmente instaladas nos jardins, garagens ou até mesmo na beira de piscinas. Assim toda a área pode ficar bem iluminada sem aumentar a sua conta de luz!

 

Vantagens de usar luminárias solares

Em alguns casos, as luminárias solares podem acabar saindo mais caro que as convencionais. Mas essa diferença de preço pode ser deixada de lado já que ela possui muitas vantagens, confira!

 

Fácil instalação

Em questão de segundos uma luminária pode ser instalada, sem necessitar fazer muitas reformas, já que não precisa quebrar paredes ou o chão para instalá-las.

Praticidade

Por causa do fotoresistor as lâmpadas das luminárias acendem sozinhas quando vai anoitecendo, assim você não precisa se lembrar sempre de ligá-las, porque elas farão isso sozinhas para você!

Produto Sustentável

Funcionando de forma independente sem emitir nenhum gás nocivo ao meio ambiente, ao adquirir as luminárias solares você estará adquirindo um produto ecologicamente correto, que não agride o nosso planeta.

Durabilidade

As luminárias solares possuem uma vida útil maior do que as convencionais. Elas podem funcionar com um ótimo desempenho durante um longo período de tempo.

Economia na conta de luz

Você poderá desfrutar de um jardim bem iluminado sem aumentar sua conta de luz! As luminárias produzem sua própria energia a partir do sol, e não precisam estar conectadas a rede pública de energia elétrica.

 

Gostou? Essa é mais uma aplicação criativa da energia solar! A tecnologia dos sistemas fotovoltaicos está crescendo e se adaptando às mais diferentes realidades, podendo vir agora com mais funções além de só produzir eletricidade.

curso de energia solar