Energia Solar

O que são as luminárias solares e porque você precisa de uma?

4 dezembro, 2018

Você já ouviu falar das luminárias solares? Elas são acessórios sustentáveis que ajudam a iluminar espaços enquanto diminuem a sua conta de luz! Neste post falaremos mais sobre como essas luminárias funcionam, onde podem ser instaladas e as vantagens de se adquiri-las.

 

Como funcionam as luminárias solares?

Elas funcionam a partir de uma pequena placa solar instalada em seu interior que é responsável por transformar a energia solar em eletricidade.

Por meio de baterias e com o auxílios de uma controlador de carga, a energia é armazenada durante o dia, para que a noite a luminária acenda automaticamente iluminando jardins, garagens e até o interior de casas.

Elementos básicos das luminárias
Fonte: Blog da Engenharia

 

Componentes da luminária

Existem uma grande variedade de luminárias solares no mercado, porém a maioria funciona da mesma forma. Listamos aqui embaixo quais são os elementos principais de uma luminária e qual a sua utilidade.

Painel Solar Fotovoltaico

É formado por células fotovoltaicas que são compostas de uma camada de silício. Juntas elas podem captar os raios solares que incidem diretamente sobre a placa e converter a energia solar em eletricidade. Nas luminárias é instalado um pequeno painel, que pode carregar até em dias nublados, dependendo do dia.

Controlador de Carga

Após os raios solares atingirem a placa fotovoltaica e serem convertidos em energia elétrica é a vez do controlador de carga atuar. Como seu nome já sugere, ele controla a tensão e a corrente para que os parâmetros de entrada da bateria sejam suficientes para seu carregamento sem que ocorra queima ou outro tipo de dano.

Bateria

Ela é responsável por armazenar a energia captada pelas placas solares durante o dia para ser consumida à noite. Essas baterias podem ser de íons de lítio, chumbo ácido ou níquel cádimo.

Fotoresistor

Este equipamento funciona como um sensor que detecta quando a iluminação começa a abaixar. Quando isso ocorre ele liga a lâmpada automaticamente, assim não temos que nos preocupar em ligar a luminária porque ela já faz isso sozinha.

Lâmpada LED

São diodos emissores de luz que possuem um ótimo alcance e duração. Essas lâmpadas possuem uma maior eficiência que as demais, no mercado, pois consegue emitir a mesma quantidade de lúmens (luz) com uma quantidade de energia consideravelmente menor.

 

Onde ela pode ser Instalada?

Sua instalação é bem fácil de ser feita, demora cerca de segundos. E elas ainda possuem a vantagem de não precisar quebrar paredes ou pisos já que não precisam ficar conectadas à rede pública de energia.

Elas podem ser facilmente instaladas nos jardins, garagens ou até mesmo na beira de piscinas. Assim toda a área pode ficar bem iluminada sem aumentar a sua conta de luz!

Luminária fotovoltaica em jardins
Fonte: PowerBee

 

Vantagens de usar luminárias solares

Em alguns casos, as luminárias solares podem acabar saindo mais caro que as convencionais. Mas essa diferença de preço pode ser irrelevante quando se analisa as vantagens, confira!

 

Fácil instalação

Em questão de segundos uma luminária pode ser instalada, sem necessitar fazer muitas reformas, já que não precisa quebrar paredes ou o chão para instalá-las, na maioria dos casos.

Praticidade

Por causa do sistema de acionamento automático das luminárias, as lâmpadas acendem sozinhas ao anoitecer, assim você não precisa se lembrar sempre de ligá-las, porque isso acontecerá automaticamente!

Produto Sustentável

Funcionando de forma independente sem emitir nenhum gás nocivo ao meio ambiente, ao adquirir as luminárias solares você estará contribuindo com a redução da utilização de fontes não renováveis de energia.

Economia na conta de luz

Você poderá desfrutar de um jardim bem iluminado sem aumentar sua conta de luz! As luminárias produzem sua própria energia a partir do sol, e não precisam estar conectadas a rede pública de energia elétrica.

 

Gostou? Essa é mais uma aplicação criativa da energia solar! A tecnologia dos sistemas fotovoltaicos está crescendo e se adaptando às mais diferentes realidades, podendo vir agora com mais funções além de só produzir eletricidade.

curso energia solar