Off-Grid

Baterias estacionárias ou automotivas: qual a melhor opção?

6 novembro, 2018

Você que acompanha semanalmente nosso blog, já conhece o sistema de energia solar Off-Grid e os dispositivos que o compõe. Caso seja novo por aqui, fique tranquilo! Vamos falar resumidamente sobre este sistema.

Antes de mais nada, um sistema fotovoltaico Off Grid é o sistema desconectado da rede das concessionárias. Para esse sistema operar, é necessário a aquisição de um banco de baterias. Com isso surge a dúvida: Qual bateria devo usar?

No mercado existem diversas opções, a mais comuns são: automotivas e estacionárias. Confira aqui as diferenças entre as duas e qual a melhor opção para seu sistema!

 

Baterias automotivas ou estacionárias?

baterias estacionárias

As baterias estacionarias são projetadas para no-breaks e o armazenamento de energia, de fontes eólica, solar, dentre outras aplicações. Já as baterias automotivas são utilizadas em veículos.

Apesar da tecnologia utilizada na confecção de baterias automotivas e estacionárias ser a mesma, a constituição interna e aplicações são diferentes. 

Essas diferenças fazem com que a bateria automotiva tenha um custo mais baixo no mercado, o que desperta o interesse do consumidor, afinal é sempre bom economizar não é mesmo? Entretanto esse é um grande erro, e você vai entender o porquê, lendo esse post.

 

Baterias automotivas

bateria-automotiva

Essas baterias são fabricadas com placas mais finas e em maior quantidade quando comparadas com as baterias estacionárias. Esse tipo de fabricação garante uma superfície de contato maior com a solução interna. Assim ela fornece maior quantidade de corrente e uma degradação mais rápida do material. Por isso sua vida útil média é de 3 anos.

Elas são projetadas para estarem sempre carregadas (função exercida pelo alternador dos veículos) e fornecer grande quantidade de corrente em um curto período de tempo (partida do motor).

Outro detalhe referente à bateria automotiva é a emissão de gases. O momento de carga é o que mais emite gases, sendo eles vapor de hidrogênio e de ácido sulfúrico.

A bateria fica embaixo do capô do carro, onde esses gases são rapidamente dispersos. Porém em uma residência ou empresa, essas baterias ficariam em salas. Elas dividiram o espaço com outras pessoas o que pode gerar problemas de saúde.

Essas baterias são, normalmente mais baratas. Por outro lado sua aplicação não atende as necessidades de um sistema fotovoltaico. Por isso não são recomendadas.

Baterias estacionárias

bateria estacionária

Elas são projetadas para ciclos de descargas profundas. Suas placas são mais espessas e com materiais internos mais nobres chegando à 95% de pureza, sendo construídas para durarem mais tempo. Com essa constituição, elas podem sofrer até 80% de descarga sem prejudicar sua vida útil.

Existe uma relação direta entre a profundidade de descarga da bateria e o número de vezes que a bateria pode ser carregada e descarregada, sendo esse seu ciclo de carga. Quanto menor a descarga, maior será sua vida útil.

Outro fator que implica diretamente na vida útil de uma bateria é a temperatura de operação dela. A maioria das baterias do mercado estipulam uma temperatura de operação de 25°C. Em temperaturas maiores sua vida útil é reduzida e em temperaturas menores é potencializada.

Em relação à emissão de gases, as baterias estacionárias possuem um filtro que não permite a emissão de vapor da solução ácida. Sendo assim, ela deixa passar apenas o vapor de hidrogênio que não é nocivo a saúde. Dessa forma elas podem dividir o ambiente com pessoas. Mas ainda é importante que o espaço tenha uma ventilação mínima para  a dispersão do vapor de hidrogênio.

 

As Baterias Estacionárias, são com certeza a melhor opção para você que quer instalar um sistema fotovoltaico. O custo inicial de uma bateria estacionária pode ser mais elevado que o de uma bateria automotiva, porém a sua relação de custo x benefício será maior devido ao tempo de vida útil (5 anos) que ela oferece, além de não oferecer risco à sua saúde.

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