Off-Grid

Bateria solar: Entenda a importância para o sistema Off-Grid

17 junho, 2022

No sistema de geração autônoma, também conhecido como Off-Grid, a bateria solar é considerada o pulmão do sistema fotovoltaico. Ela garante fornecimento de energia para a carga, mesmo quando não houver incidência de energia solar suficiente na instalação.

Primeiramente todo sistema de geração necessita de uma fonte alternativa de energia para momentos em que a incidência solar não é suficiente, como à noite ou em dias chuvosos e com muitas nuvens.

Desta forma, essa fonte alternativa no sistema conectado à rede, ou Grid-Tie, é a própria rede elétrica de distribuição. Mas no caso de sistemas autônomos, ou Off-Grid, será a bateria. Portanto, seu uso é indispensável em sistemas isolados de geração.

Já no dimensionamento do sistema Off-Grid, a partir da necessidade do usuário, é possível prever a quantidade de energia primordial para manter o sistema funcionando nos momentos com baixa incidência solar.

A bateria é o componente que desgasta mais rápido no sistema fotovoltaico. Por isso é necessário realizar o dimensionamento da forma correta, fazer manutenções periódicas e, principalmente, respeitar o ciclo de descarga da bateria. Os sistemas de energia solar fotovoltaica são projetados para durarem por muito tempo e, por esse motivo, economizar no momento da compra das baterias não é a melhor escolha.

Como funciona o sistema fotovoltaico

No geral, os componentes de um sistema de energia solar fotovoltaico são responsáveis pela produção, conversão e gerenciamento da produção da energia gerada pelo sistema. Aliás, essa energia pode ser usada tanto no abastecimento da rede elétrica em larga escala, como acontece em grandes usinas solares, como também em escalas menores, como acontece no caso da produção de energia elétrica em áreas residenciais.

Assim, um sistema de geração solar pode ser dividido em três pequenas partes na energia produzida:

1 –  Geração

2 – Condicionamento

3 – Armazenagem

 

A tabela abaixo ilustra de forma geral como o sistema pode ser dividido.

GeraçãoCondicionamento de potênciaArmazenamento
·  Painéis solares

·  Cabos

·  Inversores

·  Controladores de carga

·  Bateria solar

·  Disjuntores e fusíveis de proteção

Enfim, se você tem dúvidas de como dimensionar seu sistema e não sabe quantas baterias realmente são necessárias para seu projeto, a Minha Casa Solar pode te ajudar a escolher o sistema ideal. Entre em contato conosco hoje mesmo e produza a sua própria energia!