Energia Solar

Como instalar energia solar em sua residência

5 junho, 2018

Instalar energia solar é um processo simples, porém é necessário que seja realizada por uma equipe qualificada. No post de hoje vamos falar sobre todos os passos desse processo, confira:

 

Instalar Energia Solar

 

O aumento constante na conta de energia elétrica, a cada dia, está levando as pessoas a buscarem soluções mais econômicas e também menos poluentes. O uso da energia solar tornou-se uma excelente opção para o bolso a longo prazo e também para a natureza, já sendo acessível em todo nosso país. Instalar energia solar em residências é rápido e muito mais fácil do que muitos imaginam.

 

Passo a passo

 

Antes de explicar como instalar energia solar em sua casa é preciso entender sua conta de luz. É preciso realizar um cálculo do custo da instalação para as placas fotovoltaicas e seus equipamentos e os procedimento para instalar o sistema no telhado.

 

Conta de Luz

histórico de consumo conta de luz

 

Analisar sua conta de luz atual vai ajudar a entender seu consumo. Na conta de luz existe um campo que mostra o consumo mensal em kWh, com base nesse número é possível calcular o tamanho do sistema de energia fotovoltaico necessário para sua residência.

O ideal para realizar um cálculo preciso é utilizar o consumo médio mensal de energia dos últimos 12 meses.

 

Custo de instalação

 

Para simular o custo da instalação do sistema fotovoltaico será utilizado o cálculo do consumo mensal de energia. Com esses dados nas mãos você já pode entrar em contato com empresas que realizam o serviço de instalação

 

Sistema de energia solar

 

Nesta etapa a escolha do melhor sistema de energia solar será realizado, sendo off-grid ou grid-tie. Após isso será necessário um orçamento para ver tudo que será necessário para sua instalação como painéis, controladores, inversores entre outros itens. No site da Minha Casa Solar realizamos seu orçamento sem custo!

Retirado do site da Minha Casa Solar

 

Instalação do sistema de energia solar

instalação de placas solares A instalação deve ser realizada por um profissional visto duas razões. O processo deve ser executado dentro dos procedimentos de segurança. Caso isso não ocorra esse processo se torna perigoso caso eles não sejam cumpridos. Para a instalação do sistema é necessária uma autorização da distribuidora de energia local, sendo concedida apenas a engenheiros e eletrotécnicos.

Após contratar um profissional ou empresa especializada, existem algumas etapas até a finalização de sua instalação.

Uma visita técnica deve ser realizada em sua casa após o orçamento do serviço de instalação. Com o projeto em mãos devemos envia-lo para distribuidora de energia local para verificar e autorizar o projeto. Como se trata de um processo burocrático o melhor é adiantar essa etapa.

Pronto, após realizar esses procedimentos a equipe contratada já pode realizar a instalação do sistema de energia solar. A partir de agora sua residência já produz energia renovável com a luz do sol!

 

banner cursos de energia solar