Off-Grid

Bomba solar: o que é e como funciona

15 fevereiro, 2024

A água é um elemento indispensável para a sobrevivência, mas existem locais remotos, onde não há empresas de saneamento. Por isso, novas soluções de fornecimento de água foram desenvolvidas para promover acessibilidade a este recurso tão importante, como a bomba solar.

O sistema de bombeamento utilizando a energia solar é uma das soluções autônomas para casas, fazendas, sítios e demais propriedades que precisam bombear água de poços artesianos para o seu abastecimento.

Portanto, leia este conteúdo para conhecer melhor a bomba solar, como funciona, principais benefícios, aplicações mais comuns e até como escolher o modelo ideal para montar um sistema de bombeamento solar.

O que é bomba solar?

De antemão, a bomba solar é um equipamento que realiza o bombeamento de água doce de poços artesianos e semi artesianos para abastecimento de propriedades, sistemas de irrigação e bebedouro de animais.

Diferente de modelos convencionais, ela é alternativa sustentável e econômica porque é alimentada pela energia solar. Isso permite que seja utilizada, principalmente, em áreas rurais que não há acesso à rede elétrica pública.

Como funciona a bomba solar?

No sistema de bombeamento solar, existem placas fotovoltaicas que capturam da luz do Sol para produzir eletricidade que alimenta diretamente a bomba. Dessa maneira, começa a captação da água do poço que será bombeada até o local desejado. 

Alguns modelos de bomba solar funcionam com motor em corrente contínua (CC), então dispensam a conversão de energia gerada pelos painéis e o uso de Driver. Essa é uma característica presente nas linhas: “Écaros” da Ebara e “SUN21” da Minha Casa Solar

Na prática, costuma ser de fácil instalação por requerer apenas a utilização de painéis solares e os tubos hidráulicos para o seu funcionamento, proporcionando um fornecimento de água independente, em qualquer local com disponibilidade de luz solar.

Vale a pena investir em bomba solar?

Aliás, agora que você já conhece a bomba solar e o seu funcionamento, é preciso avaliar as vantagens e desvantagens. Após esse passo, veja se esta solução de bombeamento de água com energia solar é benéfica para você.

Vantagens do bombeamento solar

  • Energia limpa: é uma alternativa sustentável porque usa a geração solar, o que significa que não emite gases poluentes e reduz a dependência de combustíveis fósseis.
  • Livre de custo de operação: quando instalada em região urbanizada serve para evitar as despesas elevadas da fatura de energia, enquanto em locais remotos irá dispensar os severos custos de expansão da infraestrutura da rede pública.
  • Pouca manutenção: os modelos de bomba solar sem escovas demandam baixa frequência e custo de manutenção, pois não têm componentes de desgaste rápido.
  • Instalação simplificada: requer conexão elétrica direta em painéis solares e uso de tubos hidráulicos. Dessa forma, o uso de controlador de carga e baterias são opcionais.

Desvantagens do sistema de bombeamento solar

  • Limitação de potência: em aplicações que é necessário fornecer grande volume de  água, uma bomba solar pode não ser capaz de atender a essa demanda.
  • Vazão de água variável: o bombeamento pode ser menos eficiente em dias nublados, chuvosos e no inverno porque depende da luz do Sol.
  • Investimento adicional para funcionamento noturno: requer o uso de controlador de carga e bateria para armazenar energia durante o dia e operar a noite. 


Uma dica para economizar no sistema de bombeamento solar, é adquirir o kit completo já com a motobomba, painel e cabos elétricos em um só lugar. Isso porque permite pagar apenas um frete e sai mais barato do que comprar os itens separadamente.

Como escolher a bomba solar ideal?

No momento de escolher o modelo de motobomba, é preciso considerar alguns quesitos técnicos para encontrar a melhor opção para a sua necessidade. São eles:

  • A vazão desejada é a quantidade de litros de água que serão bombeados, considerando as horas de Sol pleno. No Brasil, são 5h em média.
  • A altura manométrica máxima é o quanto será necessário elevar a água. Quanto maior a altura, mais pressão demanda para transportar a água até o reservatório.
  • A profundidade do poço define se será uma bomba submersível ou de superfície.
  • A perda de carga é a turbulência que acontece com a água, enquanto ela percorre a tubulação.
  • A altura de sucção é a diferença entre a superfície da água e a bomba.
  • A altura de recalque é a diferença entre a bomba e o ponto mais alto da instalação, ou seja, onde está o nosso reservatório ou caixa d’água.

Assim, é hora de escolher o módulo fotovoltaico que produz a eletricidade para a bomba solar funcionar. Mas fique atento(a) e respeite os limites de tensão e corrente para evitar que o equipamento seja danificado.

Como calcular a vazão e elevação de água que preciso?

Para calcular a vazão para um reservatório ou caixa d’água, você precisa saber a capacidade em litros e especificar em quanto tempo deseja que esteja completamente cheia.

Por exemplo, precisamos encher uma caixa d’água de 2000L em 30 minutos (0,5 hora). Usando a fórmula: vazão igual a volume (em litros) dividido pelo tempo, chegamos a conclusão que a vazão da bomba solar deve ser de 4000L/h ou 4m³/h, no mínimo.

Cálculo de vazão de água

Contudo, o segundo passo é calcular o valor da perda de carga. Para isso, multiplicamos o comprimento da tubulação (CT) pelo fator de perda de carga (Fpc). Considere que temos uma tubulação PVC de 25m e o fator de perda de carga é de 4,8%. Ou seja, a perda de carga será de 1,2 MCA.

Cálculo de perda de carga da Bomba Solar

Então, o próximo passo é descobrir a pressão da bomba, somando: a altura de sucção, altura de recalque, perda de carga e mais 5% do valor final. Neste exemplo, temos 6m de distância entre a bomba e a água e 10m entre a caixa d’água e a bomba.

Cálculo de pressão da Bomba Solar

Depois de todos esses cálculos, chegamos a conclusão que a bomba solar ideal para este exemplo seria com vazão mínima de 4000L/h ou 4m³/h e 18 MCA. Mas caso não encontre a vazão calculada, selecione a mais próxima dela, considerando sempre um valor acima.

Monte seu sistema de bombeamento solar

Diante de todas essas informações sobre a bomba solar, você deve estar pensando em adquirir uma. Inclusive, existem modelos com relação de custo-benefício incrível, como a linha de bombas solares da SUN21.

Contudo, também há equipamentos com qualidade e durabilidade excepcionais, como é o caso das bombas Ebara. Ou, existe a possibilidade de adquirir um kit de bomba solar completo, sem precisar se preocupar.

Mas se for uma demanda específica ou estiver com dificuldade, não precisa decidir sozinho(a). Colocamos nossa equipe de especialistas em sistemas de bombeamento solar à disposição para ajudar você.

 

Kit de bombeamento solar

 

Agora, você sabe que a bomba solar é uma excelente alternativa para abastecimento de água. Saiba mais sobre aplicações de energia solar em nosso blog e fique sabendo de tudo em primeira mão, siga o Instagram da Minha Casa Solar.