Curiosidades

05 aplicações da energia solar na arquitetura

28 agosto, 2018

A aplicação de energia solar na arquitetura vem ganhando cada vez mais espaço. Atualmente muitas construções tem em seu planejamento a instalação de painéis solares fotovoltaicos como parte da arquitetura dos prédios e outras estruturas.

Abaixo, listamos 05 construções que utilizam a energia solar e foram pensadas adotando-se as placas solares como parte da arquitetura. Confira!

 

Aplicações da energia solar na arquitetura

 

1- Schlierberg (Friburgo, Alemanha)

O município de Friburgo é conhecido por ser a capital ecológica da Alemanha. Essa titulação recebeu destaque quando o arquiteto Rolf Disch projetou um bairro solar. O bairro usa energia solar na arquitetura.

Schlierberg é um bairro onde todas as casas possuem painéis solares. Atualmente esses painéis produzem quatro vezes mais energia do que os moradores consomem.

O local onde é hoje o bairro solar, era usado como uma base militar desde o início dos anos 90. O local passou por uma reestruturação urbana, onde foram construídas 60 casas com painéis ligados a rede de distribuição de energia. Cada painel pode produzir até 445 kWh (kilowatt/hora).

bairro-solar-alemanha-friburgo
Bairro Solar Schlierberg (Friburgo, Alemanha)

 

2 – Blackfriars Bridge (Londres, Inglaterra)

No início de 2014 foi inaugurado a maior ponte de energia solar do mundo: a Blackfriars Bridge. Atravessando o rio Tâmisa, possui 6 mil m² cobertos com mais de 4 mil painéis fotovoltaicos.

Ela produz metade da energia necessária para o funcionamento das estações londrinas de trem. Isto evita que 455 mil kg de dióxido de carbono seja liberado na atmosfera.

Sua produção anual é de 935 mil kWh (kilowatts/hora), e seu sistema fotovoltaico é de 1,1 MWp (megawatt-pico).

Ponte Solar – Blackfriars Bridge (Londres, Inglaterra)

 

3 – Sun Dial (Dezhou, China)

É considerado o maior prédio comercial com energia solar do mundo, possuindo 75 mil m².

Ele possui uma estrutura versátil, que conta com espaços para realizar congressos e exposições, um hotel e centros de pesquisas e treinamentos. A sua arquitetura foi inspirada pelos símbolos chineses de sol e lua, e no relógio de sol.

No edifício foram instalados 5 mil m² de painéis, fazendo com que o consumo energético seja 30% menor que o padrão nacional.

Edifício Sun dial Dezhou, China
Edifício Sun Dial (Dezhou, China)

4 – Estacionamento da UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro resolveu empregar o uso de painéis solares no estacionamento do campus Ilha do Fundão.

Com capacidade para 65 carros, foram instalados 414 painéis que geram 140 mil kWh (kilowatt/hora) por ano. A energia gerada é capaz de abastecer 70 residências de consumo médio.

Com um investimento de R$1,6 milhões, o estacionamento acabou gerando uma economia de R$63 mil por ano para a instituição, que também utiliza os painéis para proteger os carros.

5 – Solar Ark (Gifu, Japão)

Essa enorme estrutura, com uma arquitetura inovadora e futurista, é também conhecida como um símbolo de desculpa e arrependimento.

Quando a Sanyo, empresa de eletrônicos que construiu a Solar Ark, estava completando 50 anos, planejou estruturar a maior construção fotovoltaica do mundo, aplicando um sistema híbrido de silício cristalino e painéis amorfos.

Na mesma época, a empresa acabou se envolvendo em um escândalo. A empresa vendia painéis defeituosos aos seus consumidores e então, como um pedido de desculpas, a Solar Ark foi criada. Um prédio de 315 metros de comprimento, que possui 5 mil painéis solares monocristalinos capazes de produzir 530 mil kWh de energia por ano.

O que torna o edifício impressionante é o fato de que todos os painéis foram feitos a partir de rejeitos de fabricação, tornando-o ainda mais sustentável. Além disso em seu interior encontra-se o Solar Lab, um museu interativo de energia solar.

Estrutura Solar Ark (Gifu, Japão)
Estrutura Solar Ark (Gifu, Japão)

 

Gostou de saber mais sobre energia solar na arquitetura? Que tal conhecer agora os 05 estádios no brasil com energia solar!

 

energia solar na arquitetura