Energia Solar

05 estádios no Brasil com energia solar

31 julho, 2018

A Copa do Mundo de 2014 trouxe para o Brasil estádios de futebol que funcionam à base de energia solar. Os idealizadores do projeto, em busca de uma energia limpa e sustentável, aderiram às placas solares para atingir este objetivo. Conheça neste post 5 estádios no Brasil com energia solar!

 

1- Estádio do Mineirão

estadio mineirao placas solares antes e depois

Localizado em Minas Gerais, o estádio Governador Magalhães Pinto foi um dos primeiros a aderir essa tecnologia.

Ele possui uma usina solar fotovoltaica com 6 mil placas solares que fornecem uma potência própria de 1800 MWH/ano de energia, sendo capaz de abastecer 1400 residências. As placas ocupam uma área de 9500m² na cobertura do estádio. Toda a energia gerada no estádio é inserida na CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), para fins comerciais.

 

2- Estádio do Maracanã

estadio maracana paineis solares

Localizado no Rio de Janeiro, o estádio do Maracanã é o mais famoso estádio brasileiro, sendo um dos principais símbolos do futebol mundial. Em 2014 ele passou por uma reforma, onde foram instalados 1552 módulos, ocupando 2,380 m² e produzindo uma potência de 400 kWp (quilowatt-pico). Ele tem a capacidade de alimentar 240 residências e evitar o despejo de 2,560 toneladas de CO2 na atmosfera.

Toda a energia gerada é comercializada pela Light, uma empresa privada de geração e distribuição de energia elétrica.

 

3- Estádio Mané Garrincha

estadio mane garrincha brasilia placa solar

Localizado em Brasília, o Estádio Mané Garrincha foi inaugurado em 2013 como parte dos estádios da Copa do Mundo de 2014.

Seus painéis solares contam com uma potência de 2,5 MWp(megawatts-pico) distribuídos em uma área de 15 mil m², o que significa 75% da área de concreto da cobertura.

A energia elétrica gerada é suficiente para abastecer 60 mil residências por ano.

 

4- Arena Pernambuco

arena pernambuco placa solar

Primeira usina solar do estado de Pernambuco, a Arena, localizada em Recife, é abastecida pela Usina Solar São Lourenço da Mata, que fica em uma área anexada à arena de 15 mil m².

O sistema solar pode gerar 1,500 MWh (megawatts/hora) por ano, o suficiente para abastecer 6 mil pessoas.

A usina é a responsável por 30% da energia elétrica consumida pela arena e é composta por quase 4 mil painéis solares fotovoltaico. A produção excedente é inserida na rede de Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

 

5- Arena Fonte Nova

arena fonte nova salvador placas solares

Mais um estádio baiano com energia solar, desta vez em Salvador! Depois de uma reforma para a Copa do Mundo de 2014, foi instalado um sistema capaz de gerar 750 MWh por ano. Isso equivale ao consumo médio de 625 residências baianas.

O investimento para essa reforma é o resultado de um convênio entre a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e a Fonte Nova de Negócios e Participações.

 

BÔNUS – Estádio Pituaçu

estadio de pituaçu placas solares

Por não estar entre os estádios sediados da copa, o Estádio Governador Roberto Santos mais conhecido por “Estádio Pituaçu”, entra aqui na nossa lista como um bônus.

Em 2012 surgiu o projeto intitulado de “Pituaçu Solar”, que visa gerar 633 MWp de energia solar fotovoltaica por ano. O Estádio fica localizado em Salvador – Bahia.

Com capacidade para mais de 32 mil torcedores, a energia elétrica gerada pelos painéis abastece todo o estádio, e o excedente é distribuído aos prédios das secretarias do trabalho, da administração e no Centro Administrativo da Bahia. Com isso ele conseguiu economizar até 400 mil reais com energia.

 

Por ser um país tropical, o Brasil é um local excelente para utilização da energia solar. Além desses estádios no Brasil com energia solar, há outros como a Arena Corinthians, que estão pensando na ideia de aderir a energia solar como sua fonte de energia elétrica.

banner cursos de energia solar