Painel Fotovoltaico

O que você precisa saber sobre os painéis fotovoltaicos

27 março, 2018

Antes de comprar um painel solar você precisa estar atento a uma infinidade de variáveis que diferem os tipos de painéis fotovoltaicos, como material e eficiência. Mas antes de começarmos, você sabe como funciona um painel solar?

 

Como Funciona?

 

casa_geracao_distribuida

 

O painel solar, instalado no telhado da casa, gera energia elétrica (em corrente contínua) quando a luz do sol bate nele. Essa energia gerada pelo painel passa por um inversor solar, que alterna a corrente de contínua para alternada, equalizando com a frequência da sua residência. A partir disso, a energia proveniente do sol está agora igual a da rede elétrica.

A energia é transmitida do inversor para a rede de energia da sua casa, o sistema normalmente é conectado no quadro de luz. As luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que que esteja conectado na tomada vai consumindo essa energia. E se você produzir mais energia do que consome, a energia extra passa para a rede da distribuidora e se transforma em “créditos de energia” para você, com validade de 60 meses.

 

Dois principais tipos de painéis fotovoltaicos

 

tipos-de-painel-solar

 

Painel Solar Fotovoltaico de Silício Monocristalino

 

Esse tipo de painel é um dos mais caros, mas também mais eficientes. Os painéis fotovoltaicos de silício monocristalino são feitos a partir de um único cristal de silício ultrapuro, que é fatiado como um “salame” fazendo assim lâminas de silício individuais, que são então tratadas e transformadas em células fotovoltaicas.

Esse painel ocupa menos espaço do que os outros e geram a mesma quantidade de energia. Além disso, sua vida útil é maior que 30 anos. Tendem a funcionar melhor que painéis policristalinos em condições de pouca luz.

 

Painel Solar Fotovoltaico de Silício Policristalino

 

Assim como o painel anterior, este também é feito de silício. A principal diferença está no método de fundição dos cristais. Neste caso, os cristais de silício são fundidos em um bloco, desta forma preservando a formação de múltiplos cristais.

A maior vantagem do painel fotovoltaico policristalino é em relação ao preço, pois costumam ser mais baratos que os painéis monocristalinos. E assim como no anterior, A vida útil desse painel é maior que 30 anos, com garantia de 25.

 

Como calcular a eficiência do meu painel solar?

 

paineis-solares-fotovoltaicos-panasonic-696x355

 

A eficiência de um painel solar consiste na porcentagem de energia da luz do sol o painel solar converte em energia elétrica por metro quadrado.  Em outras palavras, quantos Watts/hora por metro quadrado o seu painel solar gera.

Para calcular a eficiência de um painel solar, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Calcule a área do Painel Solar
  2. Passo: Divida a potência do Painel Solar por sua área
  3. Passo: Divida o resultado acima por 10 para chegar na eficiência em porcentagem

Quanto mais eficiente for um painel solar, melhor é a célula que foi usada para construir ele, assim como mais alto será seu preço. Se o preço é o que lhe interessa, vale fazer a conta do valor por Watt.

 

Agora que você já sabe como funcionam os painéis fotovoltaicos e a diferença entre eles, descubra porque investir em energia solar pode ser um ótimo investimento.