Energia Solar

O que são prosumidores de energia e porque você deveria virar um?

19 março, 2019

Você já ouviu falar no termo prosumidor? Ele é um neologismo criado com a união dos termos “produtor” e “consumidor”, e está se tornando famoso no mundo da energia elétrica.

Isso porque o uso de energias renováveis, como a energia solar, tem crescido bastante nos últimos anos. Tanto que agora as pessoas que consomem esse tipo de energia receberam um nome: prosumidor.

Neste post você conhecerá mais sobre o que é esse termo, porque ele existe e porque você deveria virar um prosumidor. Para conferir mais é só continuar lendo!

 

O que são os prosumidores de energia?

 

Um prosumidor é aquele que produz o que consome. Nesse caso um prosumidor de energia é aquele que produz sua própria energia elétrica, não ficando mais dependente da rede pública de eletricidade.

Esse tipo de consumidor surgiu por causa da geração caseira de energia solar, que transforma os raios solares em eletricidade. É considerada uma energia renovável, não poluente e que traz mais economia para os lares que a tem.

Por trazer mais economia e em muitos casos livrar as pessoas da conta de luz com suas tarifas, muitas pessoas tem virado prosumidores mesmo sem saber que esse termo existe.

 

Qual a diferença entre consumidores verdes e prosumidores?

 

Essa nova palavra pode entrar em conflito com o termo “consumidores verdes”, que já é amplamente utilizado. Porém as duas tem as suas diferenças.

Um consumidor verde é aquela pessoa que pesquisa sobre a empresa fabricante antes de adquirir seu produto. Ele sempre busca consumir de organizações que não poluem o meio ambiente e praticam atos de sustentabilidade. Já o prosumidor é aquele que produz o que ele quer consumir em vez de comprar de outra empresa.

 

Porque virar um prosumidor?

 

Existem vários motivos para se tornar um prosumidor. O fato de esse ser o termo do futuro é um deles, já que muito provavelmente você se tornará um. Mas aqui resolvemos citar 3 motivos principais para começar a se chamar de prosumidor.

Sustentabilidade

Hoje em dia as pessoas estão ficando mais antenadas a questões que envolvem sustentabilidade e a saúde do planeta. Sendo assim, os consumidores estão cada vez mais buscando soluções que não agridam o meio ambiente.

Uma dessas soluções, no meio da eletricidade, é começar a produzir a sua própria energia utilizando fontes renováveis, como os raios solares.

Economia

Com todo o equipamento de geração de energia solar nas mãos, o prosumidor passa a gerar a sua própria energia, conseguindo economizar ou se livrar totalmente da conta de luz e as tarifas ligadas a elas.

O futuro

Com o passar dos anos, a procura pela geração de energia solar só tem crescido, principalmente no Brasil, que recebe uma grande incidência de raios solares todo ano.

Um dos motivos desse crescimento é o fato de que instalar energia solar está ficando mais barato a cada ano. Isso faz com que o prosumidor seja um termo do futuro já que provavelmente todo mundo vai ser um.

 

Gostou do post? Então não deixe de conferir os 06 motivos do porquê fontes de energia renováveis serem tão importantes para o mundo!

prosumidores de energia