Dicas

Qual a manutenção dos painéis solares?

2 outubro, 2018

Talvez você esteja se perguntando se existe alguma manutenção dos painéis solares, e a resposta é sim. Mas calma que essa manutenção pode ser mais fácil e barata do que você imagina. Confira mais no post abaixo!

 

A manutenção dos painéis solares

 

Para continuar gerando energia elétrica os painéis solares precisam de uma manutenção que consiste basicamente em limpar os módulos e verificar possíveis arranhões ou rachaduras.

Estas duas ações podem ser feitas pelo usuário dos painéis, o que significa que nesse primeiro momento não é necessário chamar a empresa fabricante.

 

Tipos de manutenção dos painéis solares

 

Existem 3 tipos de manutenções a serem feitas, mas não se preocupe pois todas elas são simples. Deve ser feito primeiro a manutenção preditiva, depois a preventiva e por último a corretiva, necessariamente nesta ordem. Todas elas explicadas abaixo:

Manutenção Preditiva

É muito simples e pode ser feita pelo usuário. Deverá ser realizado uma inspeção visual, observar se há arranhões, manchas, rachaduras ou sinais de quebra do painel.

Também é necessário observar se a geração de energia está correta verificando as possíveis alterações de potência. Caso tenha algo errado nesta parte, é necessário chamar a assistência técnica.

painel solar
Exemplo de um painel solar quebrado à esquerda da foto e um painel solar em condições normais à direita. Fonte: Cleder RS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HH_r934LmNg&ab_channel=ClederRS

Manutenção Preventiva

É a manutenção mais importante que consiste apenas em realizar a limpeza dos painéis.

Essa limpeza evita perdas da eficiência do módulo visto que as camadas de sujeira como a poeira, folhas das árvores e até mesmo dejetos de animais, impedem que as placas fotovoltaicas façam seu trabalho. Dependendo do local, a própria chuva pode realizar essa manutenção por você!

Essa limpeza pode ser feita duas vezes por ano em locais que não chovem muito e tem muita poeira, e uma vez por ano em lugares onde chove mais.

Para realização da limpeza, separamos algumas dicas para você:

 • Desligue totalmente seu sistema fotovoltaico. Não se preocupe, isso não é difícil de fazer. Normalmente as empresas que instalam o sistema dão um manual ou explicam como esse processo é feito;

Faça a inspeção visual para verificar a existência de arranhões, manchas ou rachaduras (manutenção preditiva);

Realize essa limpeza em horários como a manhã ou o fim de tarde, para que assim a placa não tenha choques térmicos;

Utilize somente água para efetuar a limpeza. Caso a sujeira continue é indicado utilizar um detergente neutro;
Limpe somente a parte superior;

Não pise na placas. É preferível ainda que o usuário não suba no telhado sem os equipamentos de segurança quando for realizar a limpeza, já que as placas podem ser alcançadas com um rodo e mangueira;

E não utilize jatos de água de alta pressão, a limpeza deve ser suave para não danificar as placas.

limpeza de painel solar

Manutenção Corretiva

Esta manutenção é opcional e é feita pela assistência técnica da empresa que instalou os painéis.

Quando mesmo após a inspeção visual e a realização da limpeza ainda for identificado um baixo desempenho, é recomendável chamar a assistência técnica.

Informamos também que o usuário não deve por nenhuma razão desmontar o sistema de energia solar fotovoltaico.

 

E aí, gostou de saber como se realiza a manutenção do seu sistema? Então vem saber um pouco mais sobre como preparar a sua casa para gerar energia solar!

 

curso de energia solar