Energia Solar

Como preparar minha casa para gerar energia solar

29 maio, 2018

O uso da energia solar em residências cresce a cada dia, porém sabemos que as dúvidas em relação à adoção desta fonte de energia ainda são várias desde a instalação das placas fotovoltaicas até saber se seu telhado é apropriado.

No post de hoje vamos dar algumas dicas de como preparar sua casa para receber e gerar energia solar!

 

Antes de instalar a energia solar

 

Normalmente a instalação dos painéis solares fotovoltaicos é realizada no telhado das casas, analisando o espaço disponível para a instalação e o melhor posicionamento dos painéis para captação da radiação solar. A instalação também pode ocorrer no solo, em estruturas adaptadas para isso.

Para realizar a instalação no telhado de sua casa é necessário seguir algumas regras, sendo:

 

Direção

 

Direção Norte Painel Solar Telhado

 

O ideal é ter o telhado onde será instalado os painéis solares voltado ao norte, caso não seja possível a próxima inclinação recomendada é para o leste. O motivo desta inclinação é a forma com que os raios solares chegam à superfície terrestre e seu movimento durante o dia.

Caso seu telhado não possua essa inclinação será necessário realizar a correção deixando a estrutura de forma adequada para receber os painéis solares.

 

 

Inclinação

Fixador-para-placa-solar-fotovoltaica

 

 

Os painéis solares devem ser instalados com uma inclinação que acompanhe a latitude da cidade. Se o telhado não possuir a inclinação ideal será necessário corrigir a inclinação das estruturas de fixação dos painéis, de acordo com a latitude local, para compensar essa perda de radiação direta.

 

 

Equipe especializada

 

Nos dois casos acima é necessário a contratação de uma equipe especializada que realize a avaliação do local da instalação de forma antecipada, fornecendo as melhores soluções caso haja necessidade de modificações.

 

Avaliação do local

 

Além da direção e da inclinação do telhado, antes de realizar a instalação, existem outros aspectos que precisam ser levados em consideração.

 

Telhas de barro

 

A instalação sobre as telhas de barro é permitida, porém é necessário avaliar se existem telhas quebradas. Também é preciso verificar se a estrutura de sustentação é forte e se possui boas condições.

Esse procedimento é necessário visto o tempo elevado de vida útil dos painéis solares. Em média sua vida útil é de 30 anos, por isso é necessário que a estrutura seja resistente pelo mesmo período evitando assim, futuras manutenções indesejáveis.

 

Telhados de eternit

telhado-de-eternit

 

 

Os telhados de eternit podem ser utilizados como base para receber os painéis solares.

 

 

Cuidados adicionais

 

Árvores, antenas e outras estruturas instaladas próximas ao telhado, podem gerar sombreamento.  Isso pode prejudicar a produção de energia.

 

Painéis solares

 

Para saber o número de painéis necessários para suprir o consumo do local, devemos analisar o consumo em kWh para assim elaborar um projeto. Após decidir o número de painéis, devemos analisar a área disponível para instalar os mesmos.

 

Peso adicional

 

Por fim é preciso avaliar se o telhado tem capacidade para suportar o peso adicional dos painéis solares que varia entre 12 a 24 kg/m². Um engenheiro ou um arquiteto pode ajudá-lo a fazer essa avaliação.

 

Agora que você já sabe como preparar sua casa para receber a energia solar aproveite para solicitar um orçamento grátis com a Minha Casa Solar.