Energia Solar

Conheça mais sobre as maiores usinas solares do mundo!

11 junho, 2019

A energia solar tem conquistado seu espaço de maneira expansiva nos últimos anos. Com isso, novas construções de usinas dedicadas a esse modo de geração de energia, estão sendo desenvolvidas em diversas partes do mundo. Algumas se destacam devido a sua grandiosidade. A expectativa é de que a exploração de novos recursos dedicados a atividade continue em expansão, incluindo o nosso país.

Veja o top 5 que preparamos para você, com as maiores usinas fotovoltaicas do mundo:

 

Noor Complex Solar em Marrocos

 Essa usina é do tipo  solar térmica com planos de fornecer energia para um milhão de pessoas até 2020. Essa usina está no deserto do Saara e apresenta capacidade de 579 megawatts. Ainda em expansão, o projeto para a quarta fase de crescimento está acontecendo, e todas as fases custarão 9 bilhões de dólares.

Noor Complex
Noor Complex: Maior usina solar térmica do mundo. Fonte: Reddit .

 

Solar Star Farm nos EUA

 A solar Star Farm se trata de uma usina solar fotovoltaica, localizada na Califórnia. Possui capacidade instalada de 579 MW e abastece mais de 250 mil casas contando com mais de 1.7 milhões de painéis solares em seu complexo gerador.

Usina Solar Star Farm
Usina Solar Star Farm. Fonte: Mortenson.

 

Estação Kamuthi de Energia Solar na Índia

 Com mais de 2 mil hectares de extensão e dois mil e quinhentos painéis, essa usina solar fotovoltaica está localizada no estado de Tamil Nadu, na Índia. Ela possui capacidade de 648 megawatts, e é capaz de beneficiar mais de 750 mil pessoas.

Estação Kamuthi de Energia Solar
Estação Kamuthi de Energia Solar. Fonte: Geotesc.

 

Kurnool Ultra Mega Solar Park na Índia

 Com mais de 5 mil hectares  de extensão, conta com mais de 4 milhões de painéis instalados e tem capacidade de gerar aproximadamente 1.000 megawatts, chegando a gerar 8 milhões de kWh em dias ensolarados.

Kurnool Ultra Mega Solar Park
Kurnool Ultra Mega Solar Park. Fonte: Open Space Inovates.

 

O Parque Solar Tengger na China

Sendo considerada a maior do mundo, localizada em Zhongwei, com potência solar de 1547 MW instalada, com uma ocupação de 1.200 km.

Parque Solar Tengger
Parque Solar Tengger. Fonte: BBC.

 

O sol alimenta os painéis durante a maioria do tempo do ano, tornando o local uma importante peça para a produção de energia local.

 

No Brasil!

 O nosso país já conta com alguns exemplos de usinas solares capazes de gerarem grande quantidade de energia solar, como a Usina Solar Pirapora e é capaz de suprir até 400 mil casas, com capacidade de produção de 321 megawatts. É considerado o maior projeto na América Latina destinada a esse modo de produção de energia. Porém, a maior usina com o projeto totalmente pronto e já em operação, ainda é a usina do Piauí .

Usina Solar de Pirapora
Usina Solar de Pirapora. Fonte: Istoé

 

O projeto não é novo, visto que está há algum tempo em funcionamento e expansão. Há uma expectativa para o cenário brasileiro, que mesmo em pleno crescimento, ainda possui um baixo desenvolvimento no quesito de geração de energia solar. Outros países já perceberam a importância desse modo de energia, como China ou EUA, exemplos no planejamento e execução de projetos voltados a usinas fotovoltaicas. Confira um post que preparamos sobre esses dois países no ramo de energia solar aqui!

painéis solares giratórios