Energia Solar

Energia solar térmica: conheça as vantagens e desvantagens

9 abril, 2019

A energia solar térmica é uma das formas mais sustentáveis de aquecer a água. Seja para o banho, piscinas ou para processos industriais.

O seu funcionamento se dá por meio de tubos que contêm fluidos (como água ou óleo, em geral) que transformam a radiação solar em calor, aquecendo a água a ser utilizada.

Ela pode ser muito útil para as empresas que precisam utilizar água quente em algum processo industriai, já que ela realiza esse trabalho causando menos poluição e trazendo mais economia para a empresa.

Neste post, você vai conhecer as principais vantagens e desvantagens de utilizar esse tipo de energia.

 

Como a energia solar térmica funciona?

As placas coletoras absorvem a radiação solar. Parte dessa radiação é convertida em energia térmica e utilizada para aquecer a água, que é armazenada em um reservatório.

Sistema de aquecimento de água, com coletores solares.
Sistema de aquecimento de água, com coletores solares.
Fonte: Elaboração própria.

 

Em sistemas convencionais a água circula entre o reservatório e os coletores solares, como mostra a imagem. Esse sistema é chamado de termossifão. A água quente é menos densa logo ficará na superfície, já a água mais densa ficará no fundo (a água fria), gerando a circulação. Esse sistema é também conhecido como circulação natural.

 

Vantagens da energia solar térmica

Energia renovável

Esse tipo de obtenção de energia (no caso a energia térmica), assim como a energia solar fotovoltaica, não emite gases poluente que podem causar mal para o meio ambiente. Além disso ela é uma energia renovável. A fonte que ela utiliza para gerar energia é inesgotável, e o melhor: gratuita.

Mais econômico

Como essa é uma energia inesgotável e a sua fonte é gratuita, ela acaba sendo mais barata. É necessário um investimento inicial para adquirir todos os equipamentos que produzem esse tipo de energia, mas o investimento é rapidamente recuperado, e dura por muitos anos.

Adaptáveis em qualquer lugar

Esse tipo de energia não é só para quem mora em grandes áreas urbanas. Ela é facilmente adaptável aos lugares mais remotos, porque não precisa estar conectada a nenhum tipo de linha de transmissão. Sendo assim, qualquer pessoa de qualquer região pode desfrutar de um banho quente e mais barato utilizando uma energia limpa e renovável.

 

Desvantagens da energia solar térmica

Perdem eficiência em locais poluídos

Se forem instalados em grandes cidades onde o nível de poluição é maior, a energia solar térmica pode acabar perdendo um pouco da sua eficiência comparado a lugares menos poluídos

Depende do clima

Se a região onde ele for instalado possuir um clima muito frio, a eficiência pode diminuir também.

 

Qual a diferença entre energia solar térmica e energia solar fotovoltaica?

A diferença se dá basicamente na transformação de energia. A energia solar térmica transforma a radiação solar em energia térmica, para aquecimento de água por exemplo. Já a energia solar fotovoltaica capta a radiação solar e a transforma em energia elétrica.

Se você gostou desse post também vai gostar de ler mais sobre os 3 tipos principais de energia solar que existem.

 

energia solar térmica