Energia Solar

Energia solar térmica: conheça as vantagens e desvantagens

9 abril, 2019

A energia solar térmica é uma das formas mais sustentáveis de estar aquecendo água. Seja para o banho, piscinas ou para processos industriais.

O seu funcionamento se dá a partir da transformação dos raios solares em energia térmica. Isso ocorre por meio de tubos que contêm fluidos (como água ou óleo) que aquecem a água a ser utilizada.

Ela pode ser muito útil para as empresas que precisam aquecer a água que vai ser utilizada em processos industriais, já que ela realiza esse trabalho causando menos poluição e trazendo mais economia para a empresa.

Neste post, você vai conhecer as principais vantagens e desvantagens de começar a utilizar esse tipo de energia.

 

Vantagens da energia solar térmica

 

Energia limpa e renovável

Esse tipo de energia, assim como a energia solar fotovoltaica, é totalmente limpa e não emite gases poluente que podem causar mal para o meio ambiente. Além disso ela é uma energia renovável. A fonte que ela utiliza para gerar energia é inesgotável, e o melhor: gratuita.

Mais econômico

Como essa é uma energia inesgotável e a sua fonte é gratuita, ela acaba sendo mais barata. É necessário um investimento inicial para adquirir todos os equipamentos que produzem esse tipo de energia, mas o investimento é rapidamente recuperado, e dura por muitos anos.

Adaptáveis em qualquer lugar

Esse tipo de energia não é só para quem mora em grandes áreas urbanas. Ela é facilmente adaptável aos lugares mais remotos, porque não precisa estar conectada a nenhum tipo de linha de transmissão. Sendo assim, qualquer pessoa de qualquer região pode desfrutar de um banho quente e mais barato utilizando uma energia limpa e renovável.

 

Desvantagens da energia solar térmica

 

Perdem eficiência em locais poluídos

Se forem instalados em grandes cidades onde o nível de poluição é maior, a energia solar térmica pode acabar perdendo um pouco da sua eficiência comparado a lugares menos poluídos

Depende do clima

Se a região onde ele for instalado possuir um clima muito frio, a eficiência pode diminuir também.

 

Se você gostou desse post também vai gostar de ler mais sobre os 3 tipos principais de energia solar que existem.

 

energia solar térmica