Painel Fotovoltaico

Você sabe quanto de energia gera um painel solar? Descubra aqui!

29 janeiro, 2019

Já sabemos  que a energia solar cresce sem parar e reduz muito a sua conta de luz. Mas uma dúvida comum é: quanto de energia gera um painel solar para sua residência ou empresa?

A resposta para essa dúvida depende de diversos fatores como a potência do painel, a inclinação em que ele foi instalado, a sua orientação (norte, sul, leste, oeste) e o local da instalação.

Por isso, hoje preparamos este post para você conhecer melhor qual a real energia que um painel solar gera, e o que influencia para que esta geração seja menor.

 

Quanto de energia gera um painel solar?

 

Um dos fatores que determina quanto de energia um painel solar produz, é o tipo de painel que você vai utilizar. Atualmente no mercado existem diversas opções para você escolher. E cada uma delas possui uma eficiência diferente na transformação da radiação solar em energia elétrica. Abaixo você irá conhecer as principais opções:

Silício

Mais de 80% dos painéis solares são feitos de silício, já que ele se mostrara mais eficiente. No mercado é produzido dois tipos de painéis: o monocristalino e o policristalino.

Os painéis monocristalinos possuem a eficiência mais alta: entre 15% e 22%. Mas, devido o seu alto preço, ele não é tão utilizado quanto o policristalino.

Já os painéis policristalinos são mais baratos, mas a sua eficiência é menor, que a dos painéis monocristalinos, ficando entre 14% e 20%.

Os dois tipos de painéis de silício possuem uma vida útil maior que 30 anos e uma garantia linear de 25 anos.

Célula solar fotovoltaica de silício.
Célula solar fotovoltaica de silício.
Fonte: Portal Energia.

Filme Fino

Esses são os painéis solares mais tecnológicos e inovadores que existem. Eles podem ser aplicados sob uma superfície de metal ou de vidro. Com um custo mais baixo que os painéis de silício, eles possuem um bom desempenho em locais com pouca incidência solar.

Porém este tipo deixa a desejar um pouco quando se trata de eficiência. Sua eficiência varia de 7% e 13%, muito menor que a de um painel de silício convencional. E ainda tem uma vida útil baixa de cerca de 10 a 15 anos. Isso acaba deixando os compradores com um pé atrás na hora de adquirir seu painel.

Painel solar de película fina.
Painel solar de película fina.
Fonte: Domo Solar.

 

Outras variáveis que influenciam

Não é só o tipo de painel solar que influencia a sua geração de energia. Há também outros fatores que devem ser levados em consideração na hora do planejamento. Portanto antes de realizar a instalação dos módulos solares é importante analisar estes outros pontos:

Sombreamento

Esse é um dos primeiros pontos a serem levados em consideração na instalação de painéis solares. O local a ser instalado geralmente é o telhado, então é necessário observar se tem prédios, árvores ou qualquer outro objeto que cause sombras. Essas sombras impedem que os raios solares alcancem a superfície dos painéis e, assim, tornando impossível e geração de energia elétrica.

Sombreamento em painéis solares.
Sombreamento em painéis solares.
Fonte: Solar Brasil

 

Hoje já possuímos painéis com tecnologia Half-Cell que permitem o aproveitamento do módulo solar de até 50% em caso de sombreamento. Atualmente possuímos alguns  modelos de painéis solares com esta tecnologia, clique aqui e garanta o que há de mais atual no mercado!

Temperatura do Local

Também é importante lembrar aqui que locais com temperatura alta não vão, necessariamente, gerar mais energia. Isso ocorre porque o silício perde parte de sua eficiência à medida que a temperatura aumenta. É necessário instalar os painéis em locais com bastante incidência solar, e não com a temperatura alta. Normalmente os testes de eficiência são feitos com o painel à 25 ºC.

Ilustração sobre a temperatura de células fotovoltaicas.
Ilustração sobre a temperatura de células fotovoltaicas.
Fonte: Você Solar.

 

Direção

Dentre as várias direções existentes, uma delas é a ideal para posicionar seu painel e isso vai de acordo com o hemisfério. Como nós moramos no hemisfério sul, o mais recomendado é posicionar o painel solar voltado para o Norte.

Isso ocorre porque o sol nasce ao leste e ao longo do dia, quando o sol sobe, vai sofrendo uma inclinação ao Norte.

Direção ideal dos painéis solares.
Direção ideal dos painéis solares.
Fonte: WikiHoW, modificado pelo autor.

 

Inclinação

Um outro ponto importante é a inclinação dos painéis solares. Dificilmente você vai ver uma placa solar instalada totalmente na horizontal, porque deste modo o painel não consegue aproveitar ao máximo os raios solares.

Por isso, existe uma inclinação ótima. Isso varia de acordo com a latitude do local. Sendo assim, a inclinação dos painéis solares deve ser igual a Latitude do estado onde ele vai ser instalado.

 

Esquema da posição dos painéis solares.
Esquema da posição dos painéis solares.
Fonte: Electrical e-Library

 

Distância mínima entre as fileiras

Caso você esteja pensando em fazer uma instalação de grande porte, ou até mesmo precise posicionar um painel atrás do outro, deverá levar em consideração a sombra que o painel da frente fará no painel posicionado atrás dele.

Esquema da distância mínima entre os painéis.
Esquema da distância mínima entre os painéis.
Fonte: Electrical e-Library, modificado pelo autor.

 

Bom, basicamente são vários os fatores que podem influenciar na geração de energia do painel solar. Mas você não precisa se preocupar porque os painéis por si só conseguem gerar o suficiente para o consumo médio de energia!

Gostou? Então não deixe de ler o nosso post sobre geração de energia solar em apartamentos, será que é possível? Confira!

 

quanta energia gera um painel