Painel Fotovoltaico

Você sabe quanta energia gera um painel solar? Descubra aqui!

29 janeiro, 2019

O que nós já estamos cansados de saber é que a energia solar cresce sem parar e reduz muito a sua conta de luz. Mas a dúvida da vez é: quanta energia gera um painel solar para sua residência ou empresa?

A resposta para essa dúvida depende de diversas variáveis como a potência do painel, a inclinação em que ele foi instalado, a sua orientação (norte, sul, leste, oeste) e o local da instalação.

Por isso hoje preparamos este post para você conhecer melhor qual a real energia que um painel solar gera, e o que influencia para que esta geração de energia seja menor.

 

Quanta energia gera um painel solar?

 

Para saber exatamente quanta energia um painel solar produz, é necessário ver qual o tipo de painel que você vai utilizar. Atualmente no mercado existem mais de seis opções para você escolher. E cada uma delas mostra uma eficiência diferente na hora de transformar os raios solares em eletricidade. Abaixo você conhece as principais opções:

Silício

Mais de 80% dos painéis solares são feitos de silício já que eles se mostraram mais eficientes. No mercado é produzido dois tipos de painéis: o monocristalino e o policristalino.

Os painéis monocristalinos possuem a eficiência mais alta, ficando entre 15% e 22%. Mas por causa do seu alto preço ele não é tão utilizado quanto o policristalino. Ele possui uma vida útil maior que 25 anos.

Já os painéis policristalinos são mais baratos, mas a sua eficiência é menor que a dos painéis monocristalinos, ficando entre 14% e 20%. Possuem uma vida útil superior a 25 anos e normalmente vem com 25 anos de garantia.

Filme Fino

Esses são os painéis solares mais tecnológicos e inovadores que existem, e podem ser aplicados sob uma superfície de metal ou de vidro. Com um custo mais baixo que os painéis de silício, eles possuem um bom desempenho em locais com pouca incidência solar.

Porém este tipo deixa a desejar um pouco quando se trata de eficiência. Sua eficiência fica entre 7% e 13%, muito menor que a de um painel de silício. E ainda tem uma vida útil baixa de cerca de 10 a 15 anos. Isso acaba deixando os compradores com um pé atrás na hora de adquirir seu painel.

 

Outras variáveis que influenciam

 

Não é só o tipo de painel solar que influencia a sua geração de energia. Há também outros fatores que devem ser levados em consideração na hora do planejamento. Portanto antes de realizar a instalação dos painéis solares é importante pensar nesses outros pontos:

Sombreamento

sombreamento placa solar
Fonte da Imagem: Solar Brasil

Esse é um dos primeiros pontos a se levar em consideração na hora de instalar os painéis solares. O local a ser instalado geralmente é o telhado, então é necessário observar se tem por perto prédios, árvores ou qualquer outro objeto que cause sombras. Essas sombras impedem que os raios solares passem, fazendo com que a placa não consiga transformá-los em energia.

Hoje já possuímos painéis com tecnologia Half-Cell que permitem o aproveitamento do módulo solar de até 50% em caso de sombreamento. Atualmente possuímos um modelo apenas de painel solar com esta tecnologia

Temperatura do Local

Também é importante lembrar aqui que locais com temperatura alta não vão necessariamente gerar mais energia. Isso ocorre porque o calor extremo pode causar danos nos painéis ao longo do tempo. É necessário instalar os painéis em locais com bastante incidência solar, e não com a temperatura alta.

Direção

Dentre as várias direções existentes, uma delas é a melhor para direcionar seu painel. Aqui a direção tem mais a ver com o hemisfério. E como nós moramos no hemisfério sul, a direção mais recomendada é a voltada para o Norte.

Isso ocorre porque ao meio-dia o sol acaba sofrendo uma leve inclinação para o Norte, fazendo também com que esse seja o melhor horário para as placas capturarem os raios solares.

Inclinação

 

Um outro ponto importante é a inclinação dos painéis solares. Dificilmente você vai ver um painel instalado totalmente na horizontal, porque deste modo o painel não consegue aproveitar bem os raios solares.

Para que os painéis consigam captar bem a luz do sol é necessário que estes estejam inclinados. E a inclinação tem tudo a ver com a latitude do local. Sendo assim a inclinação dos painéis solares deve ser igual a Latitude do estado onde ele vai ser instalado.

 

 

Bom, basicamente são vários os fatores que podem influenciar na geração de energia do painel solar. Mas você não precisa se preocupar porque os painéis por si só conseguem gerar o suficiente para o consumo médio de energia!

Gostou? Então não deixe de ler o nosso post sobre geração de energia solar em apartamentos, será que é possível? Confira!

 

quanta energia gera um painel