Energia Solar

Sistemas solares em fazendas americanas

21 agosto, 2018

Nos Estados Unidos os sistemas solares em fazendas americanas estão fazendo sucesso por causa dos incentivos que o governo, e alguns estados americanos vem oferecendo aos produtores rurais. Venha conhecer mais sobre o assunto neste post!

 

Sistemas solares em fazendas americanas

 

Como propriedades rurais possuem grandes espaços abertos sob o sol, a energia solar é uma ótima solução para fazendeiros americanos.

O produtor, Ken Zindel, foi levado pela sorte a uma feira agrícola onde, depois de muita conversa e pesquisa, decidiu implantar a energia solar em sua fazenda.

Em apenas quatro meses depois, sua fazenda começou a produzir a própria energia elétrica. O produtor conta que construiu seu sistema solar do tamanho e posicionamento ideal para as necessidades de sua fazenda.

Hoje em dia ele paga uma taxa de locação e seus gastos com energia elétrica acabaram.

Painéis Solares instalados em uma fazenda nos Estados Unidos
Painéis Solares instalados em uma fazenda nos Estados Unidos

 

Uma forma de poupar dinheiro

 

Um dos fatos que fazem a energia solar ser a melhor opção quando o assunto é economizar dinheiro, é que ela praticamente não necessita de manutenção.

Foi o próprio Ken Zindel quem instalou seu sistema solar, com as orientações que a fabricante Iron Ridge forneceu, obtendo assim um pequeno custo com a instalação.

A parte elétrica do projeto precisou ser feita por um eletricista licenciado para conectar seu painel com a rede elétrica. Zindel diz ainda que quando produz mais energia do que sua fazenda necessita, ele consegue vender o excedente para a cooperativa elétrica local.

 

Os incentivos do governo americano

 

O governo dos EUA, para ajudar os produtores que investem em energia solar, concede um crédito fiscal federal de 30% para sistemas de energia solar. O departamento de Desenvolvimento Rural dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture Rural Development) possui um programa que de acordo com seu site: “Ajuda a aumentar a independência energética americana, aumentando a oferta do setor privado de energia renovável e diminuindo a demanda por energia através de melhorias na eficiência energética. Com o tempo, esses investimentos também podem ajudar a reduzir os custos de energia para pequenas empresas e produtores agrícolas.”

Além disso, alguns estados americanos ajudam os fazendeiros a financiar o projeto. Um exemplo deles é a Ameren Illinois.

Energia Solar em Universidade de Illinois
Painéis Solares na Universidade em Ilinois (UIC – University of Illinois at Chicago)

 

A Ameren Illinois é uma empresa de serviços de utilidade pública do Centro-Oeste dos EUA. A empresa promove orientações para ajudar a evitar erros durante a instalação dos painéis solares. Durante o processo ela serve de guia aos seus clientes.

Segundo seu executivo, Brian Cuffle, todos os instaladores de painéis solares em Illinois devem ser certificados pela Illinois Commerce Commission. Assim eles comprovam que os instaladores foram devidamente treinados para executar tal tarefa.

Quando a instalação é finalizada, ela recebe uma vistoria completa da Ameren Illinois. Isso ajuda a garantir que foi estabelecido uma interconexão segura com a rede pública de energia elétrica.

O produtor Ken Zindel pôde desfrutar dos incentivos financeiros do governo, que incentiva sistemas solares em fazendas americanas, que cobriram mais de 40% dos custos do projeto. Ele diz que a energia solar é o futuro dos produtores rurais, não podendo mais ser uma tecnologia ignorada.

 

Mas não para por aí, o Brasil também tem incentivos para aqueles que querem ser os próximos a gerar energia solar no nosso país!

 

sistemas solares em fazendas americanas