Energia Solar

Produzir sua própria energia solar vale a pena?

12 junho, 2018

A energia solar é uma fonte de energia limpa que utiliza o calor do sol como sua principal fonte. Ela é uma boa escolha para economizar na conta de luz. Apesar do investimento realizado, ser a longo prazo, a redução na conta de luz pode ser notada nos primeiros meses. Isso pode ser notado mesmo no período de inverno, que normalmente tem menor incidência solar.

Mas será que vale a pena investir em um sistema de energia solar?

 

Energia Solar

 

A energia solar é captada através de módulos que “apanham” o calor do sol. Os inversores transformam esse calor em energia elétrica e enviam-a para companhia de energia local.

Esse sistema cresce a cada dia no Brasil. A ANAEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – estima que até 2024 mais de 700 mil residências utilizarão sistema de energia solar, como sua principal fonte de energia.

Mesmo em crescimento pouco se sabe sobre esta fonte de energia. Por isso ainda temos muitas dúvidas, aonde as pessoas se perguntam se este tipo de sistema realmente vale a pena. Abaixo listamos fatores que devem ser analisado para saber se o investimento vale a pena.

 

Uso da energia

 

Considere o consumo de energia elétrica de sua residência, como isso será possível fazer um cálculo da quantidade de placas fotovoltaicas serão necessários para abastecer sua rede elétrica com a quantidade de energia que é consumida no local.

 

energia-solar-vale-a-pena--
Visão de cima da instalação de Painéis Solares em uma residência

 

O Sol

 

O recomendado para uma captação de energia eficiente e que haja, no mínimo, 4 horas por dia de irradiação. Visto isso é importante analisar se sua região é privilegiada durante o ano com essa fonte de energia.

 

Retorno do investimento

 

O tempo médio de retorno do investimento é de 4 a 10 anos, variando de acordo com as condições climáticas de sua região, forma de uso e tipo de material utilizado.

Esse cálculo é muito importante para saber se vale a pena ou não o investimento, mas na maior parte das vezes o investimento, mesmo que a longo prazo vem sendo aprovado pelos usuários. Segunda a reportagem da Istoé, que durante quatro meses acompanhou três famílias que optaram pela instalação da energia solar, nenhuma delas se arrependeu e estão muito satisfeitos.

Veja a imagem abaixo com algumas informações:

 

Energia solar vale a pena?
Energia solar vale a pena? Fonte: Istoé

 

O retorno médio, destas três famílias, foi uma economia de mais de 50% dentre 6 a 12 anos para o retorno do investimento.

 

Empresa especializada compra e instalação

 

Seu investimento deve contar com a ajuda de profissionais e empresas especializadas no assunto. No site na Minha Caso Solar é possivel solicitar seu orçamento sem custo, para investir nos equipamentos corretos e com qualidade de mercado.

Apenas profissionais da área elétrica tem permissão para instalar esse tipo de sistema, sendo uma atividade regulamentada pela ANAEL.

 

Agora que sabemos que avaliar se vale a pena a instalação deste sistema em nossa casa, descubra 05 maneiras de economizar energia elétrica.

 

banner cursos de energia solar