Curiosidades

Conheça a maior usina solar em telhado de um hipermercado no Brasil

26 junho, 2018

Hipermercados e supermercados possuem alto custo para manter suas estruturas. A energia elétrica é uma das principais despesas dessas redes. Por isso, muitas organizações estão adotando projetos para produção da própria energia com a instalação de usina solar em seus telhados.

 

Usina Solar

 

A energia solar é uma grande aposta para obtenção de energia renovável. Muitas vantagens podem ser listadas com a produção da própria energia. Estudos para a criação de usinas solares estão sendo realizados e utilizados por organizações cada vez mais.

Uma usina solar pode ser definida como: uma grande escala de painéis fotovoltaicos instalados, normalmente nos telhados. Ela é formada por uma grande área de painéis que captam a energia solar e convertem em energia elétrica.

A usina solar diferencia-se da energia gerada nas residências, que também utilizam painéis fotovoltaicos, por trabalhar com alta tensão e necessitar de equipamentos que cumpram regras de distribuição de energia.

 

Grupo Muffato

 

Quinta maior rede brasileira de hipermercados e supermercados, o Grupo Muffato busca alternativas sustentáveis para contribuir com a preservação do meio ambiente.

Para reforçar sua posição, o grupo está construindo a maior usina solar do Brasil. Instalada sob o telhado do Max Atacadista de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a rede construiu até o momento a maior usina solar em telhado no Brasil.

Em média, a usina solar irá receber mais de 3 mil painéis fotovoltaicos. Especialista em projetos para sistemas fotovoltaicos, o arquiteto Francisco Czinar afirma que a economia realizada com a usina solar poderia abastecer mais de mil residências por mês, além de reduzir a emissão de dióxido de carbono.

 

Diferenciais

 

A usina irá utilizar painéis monocristalinos para obter 30% mais eficiência, visto que painéis monocristalinos são mais eficientes que painéis policristalinos.

A empresa terá um eletroposto no estacionamento da loja, que será utilizado para o abastecimento de carros elétricos. O serviço será gratuito aos clientes da rede sendo uma forma de incentivo ao uso de veículos menos poluentes.

 

Curtiu esse post? Clique aqui e saiba como a gigante Google utilizada a energia renovável.

 

banner cursos de energia solar