Off-Grid

Gerador de energia solar – Como funciona?

8 março, 2018

Um gerador de energia solar é aparato para converter a energia do sol em energia elétrica, que pode ser utilizada em residências, empresas e indústrias. Este princípio chama-se energia fotovoltaica. Esse módulo de energia está tornando-se uma excelente opção para quem deseja economizar na conta de luz, e ainda contribuir com o meio ambiente.

As aplicações do gerador fotovoltaico são diversas. A maioria das pessoas usa para a produção da sua própria energia nas residências ou empresas. O sistema fotovoltaico também é utilizado como recurso de emergência e também como fonte de energia em áreas remotas onde você não chega energia proveniente da companhia elétrica.

 

Tipos de gerador de energia solar

 

1 – Gerador de energia solar Off-Grid

banner_Kit-Off-Grid (1)Os sistemas fotovoltaicos off-grid geralmente são utilizados em regiões isoladas e sem acesso à rede elétrica pública das distribuidoras. A energia produzida pelos módulos fotovoltaicos fica armazenada em bancos de baterias para a utilização a qualquer hora do dia ou da noite.

 

Funcionamento do gerador em regiões isoladas e sem acesso a rede elétrica:

Através de quatro componentes é possível obter a energia solar fotovoltaica off-grid. Os painéis solares transformam a radiação solar em energia contínua carregando baterias. Essas baterias são responsáveis pelo armazenamento da energia elétrica, que poderá ser utilizada para períodos sem luz solar.

Para impedir que cargas e descargas de energia prejudiquem a bateria, é necessário a instalação de um componente eletrônico para gerenciar as cargas elétricas conhecido como controlador de carga. E para fechar o sistema, é necessário um inversor para transformar a corrente contínua em corrente alternada.

 

2 – Gerador de energia solar Grid-Tie

banner_Kit-Grid-tie-2

Os sistemas solares grid-tie permitem a redução do consumo de energia e do valor pago para as distribuidoras. Podem ser instalados em qualquer região atendida pela rede pública das companhias elétricas e são extremamente vantajosas para consumidores residenciais de áreas urbanas. O gerador fotovoltaico conectado à rede é o mais comum e mais utilizado no mundo.

 

Funcionamento do gerador de energia solar conectado à rede:

O painel solar, instalado no telhado da casa, gera energia elétrica (em corrente contínua) quando a luz do sol bate nele. Essa energia gerada pelo painel é passa por um inversor solar, que alterna a corrente de contínua para alternada, equalizando com a frequência da sua residência. A partir disso, a energia proveniente do sol está agora igual a da rede elétrica.

A energia é transmitida do inversor para a rede de energia da sua casa, normalmente o sistema é conectado no quadro de luz. As luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que que esteja conectado na tomada vai consumindo essa energia. Se houver um período sem sol, o que faltar de energia é fornecida pela companhia de energia local.

 

geradores-de-energia-solar-

 

E se você produzir mais energia do que consome, a energia extra passa para a rede da distribuidora e se transforma em “créditos de energia” para você, com validade de 60 meses. Os créditos podem ser usados para compensar dias em que seja difícil captar a luz solar e também para diminuir a conta de energia elétrica em outra propriedade.

Mesmo a instalação e manutenção de um sistema de energia solar fotovoltaico sendo muito simples, é fundamental a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Se você quiser se arriscar sozinho, pode acabar levando um choque ou coisas mais graves. Contrate sempre um profissional experiente, que saiba manusear os equipamentos necessários e fazer a instalação.