Energia Solar

Visita à fábrica Risen Solar

30 julho, 2019

Como já falamos nos posts anteriores, a Minha Casa Solar foi visitar a maior feira de energia solar do mundo, a feira SNEC, em Shangai, China. Além disso, aproveitamos para conhecer as instalações de alguns de nossos fornecedores, como a Canadian Solar.

Hoje iremos contar para vocês, nossa experiência na fábrica da Risen Energy, outra gigante no ramo de energia solar fotovoltaica.

 

A Risen Energy

 

Fundada em 1986, localizada em East Coast Ninghaia, a Risen é uma empresa envolvida em P&D, produção e vendas de equipamentos e soluções em sistemas fotovoltaicos. Atualmente, essa gigante do mercado de energia solar, distribui seus produtos em mais de 30 países e regiões, como Europa, Ásia, América e África do Sul.

A Risen possui uma capacidade de produção anual de 3,1GW de painéis fotovoltaicos. A empresa possui certificações internacionais, pois atendem às normas de qualidade e desempenho dos painéis solares.

 

fábrica risen
Risen Energy, East Coast Ninghaia, China.
Fonte: Acervo pessoal.

 

A fabricante possui diversas premiações como: O prêmio de inovação independente da New Energy Enterprise, em 2014; logo no ano seguinte conquistou o prêmio de prestação de serviços excepcionais da indústria fotovoltaica e, por fim, recebeu, dois anos seguidos, o prêmio chinês de top 20 de empresas de painéis solares, em 2016 e 2017.

 

Minha Casa Solar na fábrica da Risen

 

Em sua visita às instalações da Risen, Luis, CEO da Minha Casa Solar, conta como foi a recepção dos representantes da fábrica. “Ao chegar na entrada da Risen Energy, fomos surpreendidos com a recepção calorosa que recebemos. Pudemos perceber que tinham preparado tudo para nossa chegada, antes mesmo de entrar nas dependências da fábrica”.

 

visita da Minha Casa Solar na Risen
Fábrica da Risen Energy, no dia da visita da Minha Casa Solar, em suas instalações.
Fonte: Acervo pessoal.

 

Ao longo da visita, Luis conta que chamou sua atenção o nível de assepsia e cuidado com a preparação do ambiente, para a fabricação dos módulos fotovoltaicos.  Isso garante a alta qualidade tanto de seus produtos, quanto das condições de trabalho de seus colaboradores.

 

Processo de fabricação dos módulos

 

O foco atual dessa instalação da Risen, é a fabricação dos módulos standards, de 60 e 72 células, observou Luis. Contudo, a empresa já está buscando novas soluções para melhoria de eficiência dos módulos solares.

A exemplo disso têm-se o investimento em pesquisas sobre a tecnologia PERC, que representa um grande avanço na indústria de painéis fotovoltaico. Garantem maior eficiência dos módulos com menor gasto de matéria-prima.

No processo de fabricação dos módulos, Luis destaca o nível de automação da indústria, bem como os testes realizados em cada processo. Isso se reflete no alto desempenho e na eficiência dos produtos da Risen Energy, tornando-a uma marca consolidada no mercado de energia solar.

Gostou de ler sobre nossa visita à Risen? Leia também sobre nossa visita à Canadian Solar! Aproveite também para conhecer mais sobre a feira SNEC.  Acompanhe, nas próximas semanas, nossos posts sobre as visitas às outras fabricantes de equipamentos!

 

Curso de Energia Solar