Energia Solar

[SNEC] Minha Casa Solar na maior feira de Energia Solar do Mundo! – Parte II

19 julho, 2019

Você, que acompanha semanalmente nosso blog, viu que que estamos preparando uma série de posts sobre nossa experiência na China. Se você é novo por aqui, corra e confira a primeira parte da nossa visita na maior feira de energia solar da China.

No post anterior contamos que, além de conhecer as novidades em tecnologias e soluções, no setor de energia fotovoltaica, aproveitamos para visitar nossos fornecedores. Esta visita se deu, não só na feira, como também em suas fábricas. Aproveitamos nossa viagem à China para conhecer como é feito todo o processo de fabricação dos equipamentos de energia solar.

Hoje iremos falar da nossa visita à fábrica da Canadian Solar, uma marca já consolidada no mercado internacional.

Sobre a Canadian Solar

Fundada em 2001, em Ontario, Canadá, a Canadian é especialista em soluções para sistemas fotovoltaicos. Com presença em diversos países como: Brasil, Alemanha, China e países do sudeste asiático, alcançou a marca de 33 GW de painéis, vendidos para clientes em 150 países, em 18 anos.

Fábrica da Canadian Solar, Suzhou, China.
Fábrica da Canadian Solar, Suzhou, China.
Fonte: Acervo pessoal.

 

Minha Casa Solar na fábrica da Canadian

 

O CEO da Minha Casa Solar, Luis Felipe, conta que em sua visita à Canadian, localizada na cidade de Suzhou, pôde verificar de perto o nível de tecnologia utilizado nesta unidade. Considerada uma das mais modernas fábricas de painéis existente, possui um alto nível de automação no processo de fabricação, montagem e teste dos equipamentos.

“No decorrer do processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, ocorre uma série de testes. Estes possibilitam verificar as conexões internas, possíveis microfissuras e, no final do processo, a geração de energia. Assim, é possível detectar divergências nas especificações técnicas dos painéis. Este processo automatizado e os testes feitos, ao longo da cadeia de produção dos, assegura a qualidade, funcionalidade e eficiência dos produtos, permitindo que a fabricante ofereça uma garantia, contra defeito de fabricação, de 10 anos.

Visita da Minha Casa Solar, na fábrica da Canadian Solar.
Visita da Minha Casa Solar, na fábrica da Canadian Solar.
Fonte: Acervo pessoal.

 

Qualidade garantida em todo o processo de fabricação

Os representantes da Minha Casa Solar observaram um alto investimento em pesquisa, da Canadian Solar, no que diz respeito a padronização na otimização da eficiência de seus produtos, bem como nos processos de produção da fábrica. Isso é refletido no reconhecimento internacional da marca e na satisfação de seus clientes.

Uma curiosidade constatada foi que, apesar das células serem feitas do mesmo material os módulos variam sua potência em até 20W, sendo sua geração exata medida somente no final da cadeia de produção, através do flash test. Isso justifica a variação de potência nos datasheets de painéis solares.

Como dito anteriormente, um dos focos das fabricantes de painéis solares são os módulos Half-Cell. Luis conta que pôde presenciar a fabricação de tais produtos. Trata-se de uma célula comum, que é submetida a um laser, criando o ponto de ruptura da célula e, por fim, pressiona-se levemente, fazendo a mesma dividir-se ao meio.

Painel solar fotovoltaico, com tecnologia Half-Cell.
Painel solar fotovoltaico, com tecnologia Half-Cell.
Fonte: Acervo Pessoal.

 

Luis observou o cuidado, por parte dos gestores da Canadian, com o meio ambiente. O local é arborizado e é utilizada a energia solar na demanda energética, em algumas partes da indústria.

Gostou de ler sobre nossa visita à Canadian? Acompanhe, nas próximas semanas, nossos posts sobre as visitas às outras fabricantes de equipamentos. Enquanto isso o que acha de conhecer mais sobre a feira SNEC?

Ficou interessado em produtos da marca Canadian Solar? Clique aqui e confira os produtos disponíveis em nossa Loja Virtual!

Curso de Energia Solar