Curiosidades

Horário de verão e a produção de energia solar

20 fevereiro, 2018

O horário de verão foi implantado no Brasil pela primeira vez em 1931, com o objetivo de ajudar o país a economizar no consumo de energia elétrica com maior consumo da energia solar. A partir daí,  os brasileiros adiantam os relógios em uma hora nos meses de verão e aproveitam um pouco mais da luz do sol no fim dos dias.

 

Horário de verão no Brasil

 

De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a principal função da adoção do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, período que vai das 18h00 às 21h00, considerado o horário em que a energia elétrica é mais cara em função de grande parte da população coincidir no consumo de energia elétrica.

 

 

 

Em 2016, segundo informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), o horário de verão proporcionou uma economia de R$ 162 milhões em geração de energia durante os seus 126 dias de duração. Você pode achar esse número alto, mas a meta do Governo Federal era de R$240 milhões de economia.

Infelizmente, os resultados do horário de verão poderiam ser muito melhores do que são. Se sua implantação fosse aliada com uma política energética eficiente, a energia elétrica economiza no Brasil seria muito maior, ainda mais por ser um país que possui uma das maiores taxas de incidência solar do planeta.

 

Geração de energia solar

 

Para a economia ser realmente sentida no nosso bolso, os painéis solares ainda são necessários. Implantar um sistema fotovoltaico, com painéis solares, é o grande segredo para a economia efetiva na conta de luz. E como já dito anteriormente, o Brasil é um dos países com maior abundância de matéria-prima para a produção de energia elétrica: o sol.

 

 

A partir da instalação de painéis solares, esses benefícios podem ser aproveitados em nossas casas, sem depender do Governo Federal. A energia solar fotovoltaica permite a geração de energia elétrica por meio da captação da luz do sol, uma solução limpa, renovável e ilimitada que permite a geração de eletricidade no próprio ponto de consumo. Ela é capaz reduzir em até 95% na conta de energia e pode ser empregada tanto em áreas urbanas como em locais rurais e remotos.

O horário de verão é benéfico, sim, para a economia do país. Mas nós só iremos sentir de verdade a real economia quando adotarmos medidas para captar a nossa própria energia. A energia solar fotovoltaica é um mercado em potencial para ser explorado e só tende a crescer nos próximos anos.