Grid-Tie

Geradores solares Grid-Tie: Economia na conta de luz

2 março, 2018

O uso da energia solar em residências é promessa de economia na conta de luz. O Brasil é um país com muita incidência de raios solares, e por isso, tem grande potencial para estabelecer um plano de energia solar de sucesso com geradores solares. Econômica e sustentável, a energia solar fotovoltaica domiciliar está se tornando cada vez mais uma solução para quem deseja diminuir a conta de luz e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

 

Geradores solares

inversor-fronius-placas-solares
Kit Gerador Solar de 990kwh/mês

 

A instalação de geradores de energia solar fotovoltaico permite uma grande economia na conta de luz, pois com o sistema, você deixa de utilizar a energia proveniente da companhia elétrica e passa a produzir a sua própria. Com os cálculos corretos do consumo mensal e com uma instalação que conceda a capacidade necessária, é possível reduzir em até 90% com os gastos em energia elétrica.

 

Mas como funciona a energia solar residencial?

 

Como funciona geração grid tie

 

O painel solar fotovoltaico, instalado no telhado da casa, gera energia elétrica (em corrente contínua) quando a luz do sol bate nele. Essa energia gerada pelo painel é passa por um inversor solar, que alterna a corrente de contínua para alternada, equalizando com a frequência da sua residência. A partir disso, a energia proveniente do sol está agora igual a da rede elétrica.

A energia é transmitida do inversor para a rede de energia da sua casa, normalmente o sistema é conectado no quadro de luz. As luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que que esteja conectado na tomada vai consumindo essa energia. Mas e se houver um período de muita chuva, sem sol? O que faltar de energia é fornecida pela Companhia de Energia local.

E se você produzir mais energia do que consome, a energia extra passa para a rede da distribuidora e se transforma em “créditos de energia” para você, com validade de 60 meses. Os créditos podem ser usados para compensar dias em que seja difícil captar a luz solar e também para diminuir a conta de energia elétrica em outra propriedade.

Caso queira saber mais sobre o funcionamento dos geradores de energia solar, clique aqui e leia mais!

 

Como escolher o sistema de energia solar ideal para a minha residência?

 

A primeira coisa que deve ser analisada é a conta de luz da sua residência, ou melhor, o consumo mensal de energia elétrica, mostrado em kWh. Em uma casa simples, por exemplo, com 2 a 3 moradores, dois quartos, cozinha, banheiro e uma pequena varanda, deve ter um consumo aproximado de 250 KWh/mês. Para esse consumo, o sistema e p investimento são um pouco menores. Tudo vai depender do consumo de energia da sua residência. Você pode calcular quanto investir de acordo com seu consumo através de um Orçamento para Energia Solar.

Antigamente, adquirir um painel solar era difícil, demorado e caro. Hoje em dia, o preço está cada vez mais acessível, tornando a ideia de produzir a própria energia solar através do sistema fotovoltaico uma realidade e viável economicamente. A Caixa Federal Econômica, por exemplo, permite a compra de equipamentos de energia solar fotovoltaico com financiamento Construcard da Caixa Econômica. Leia mais sobre os incentivos para gerar sua própria energia aqui.

 

É válido salientar que sistemas caseiros e improvisados para gerar energia solar não concorrem com equipamentos fabricados especificamente para esta função, como os painéis solares fotovoltaicos. Somente o equipamento específico e de qualidade pode fornecer a redução dos gastos na conta de luz ser realmente sentida no seu bolso.