Energia Solar

Ciclovias Solares no Mundo

23 julho, 2019

Quando assunto é sustentabilidade, as bicicletas são sempre lembradas como uma excelente alternativa aos meios de transporte danosos ao meio ambiente – principalmente aos automóveis movidos à queima de combustíveis fósseis

Da mesma forma, quando pensamos em energia sustentável, a tecnologia fotovoltaica vem sempre à mente, como uma promissora forma de gerar energia com baixo impacto ao meio ambiente.

Mas, você já pensou na possibilidade de unir o hábito de andar de bicicleta com a geração de energia solar? Alguns países da Europa já, e nós vamos mostrar nesse post algumas dessas iniciativas!

Sempre na frente quando a questão é desenvolvimento sustentável, os europeus deram mais um passo para a geração de energia limpa. Dessa vez, em conjunto com um planejamento de mobilidade urbana eficiente e moderno.

 

Polônia – A Ciclovia Luminosa

 

Ciclovia Solar Polonia
Ciclovia Solar Polônia – Fonte: The Straits Times

 

O primeiro país a idealizar a junção entre energia solar e ciclovias foi a Polônia. Lá, a questão da sustentabilidade foi somada à necessidade de garantir mais segurança para os ciclistas e pedestres durante a noite.

A ciclovia luminosa, localizada na cidade de Lidzbark Warminski, é abastecida exclusivamente por energia solar, e pode se manter iluminada por até 10 horas seguidas, ajudando os ciclistas a evitar acidentes no período noturno.

A tecnologia usada nesse projeto é bem fácil de compreender: o asfalto da pista é recoberto por luminóforos, que conseguem captar a energia do sol e emitir uma luz azul, que ilumina todo o caminho.

Construída em caráter experimental, a ciclovia tem cerca de 100 metros de comprimento. A ideia é testar essa solução durante alguns anos, para verificar o seu comportamento nos períodos de pouca radiação solar e a durabilidade do material, utilizado no pavimento.

Se comprovada a viabilidade da ciclovia luminosa, há planos para expandir a pavimentação solar para outras ciclovias do país.

 

Holanda – SolaRoad: A Primeira Ciclovia Solar

 

Ciclovia Solar Holanda
Ciclovia Solar Holanda – Fonte SolaRoad

 

A Sustentabilidade já é uma marca da Holanda. O país vem investindo cada vez mais em energia sustentável, e não poderia ficar de fora quando o assunto é ciclovia solar. Afinal, o uso da bicicleta como meio de transporte também já é considerado uma tradição por lá.

Mas, diferente da ciclovia polonesa, o objetivo do projeto da Holanda é gerar energia elétrica através de painéis solares instalados nas ciclovias.

Instalada na cidade de Krommenie – localizada a 25 km de Amsterdã -, a SolaRoad é a primeira ciclovia construída com placas de painéis solares do mundo.

A ciclovia é composta por blocos de um pavimento especial, desenvolvido para absorver a energia solar e transformá-la em eletricidade. Esses blocos, com tamanhos que variam de 2,5 e 3,5 metros, foram projetados para absorver o impacto das pedaladas e garantir a segurança dos ciclistas.

Com cerca de 70 metros de extensão, a SolaRoad está ainda em fase de testes – mas os resultados já são animadores: durante os primeiros seis meses, ela gerou mais de 3.000 kWh – um resultado bem acima da expectativa de seus idealizadores.

 

Alemanha – Ciclovia Recoberta com Pastilhas Solares

 

Ciclovia Solar Alemanha
Ciclovia Solar Alemanha – Fonte DW – Deutsch Welle

 

O projeto mais recente de ciclovia solar é da Alemanha: trata-se da ciclovia recoberta com pastilhas solares, com 90 metros de extensão e aproximadamente 200 m².

Inaugurada na cidade de Erftstadt, a ciclovia alemã aduz uma proposta inovadora: reaproveitar o espaço e as ciclovias já construídas para geração de energia, recobrindo-as com uma espécie de “tapete solar”.

Composto por pastilhas solares feitas de vidro laminado – cada uma medindo 10cm² – esse “tapete solar” foi pensado para ser utilizado em pavimentos já existentes, reduzindo assim o custo de instalação das ciclovias solares.

Essas pastilhas (que na verdade são células solares), são interligadas umas às outras, formando uma espécie de malha flexível, que pode ser instalada em locais que apresentam desníveis e raízes de árvores. E, para completar, foi adicionada uma camada de borracha que absorve o som e conecta o tapete com o asfalto.

A ciclovia solar alemã, além de ter um custo de instalação mais baixo, não necessita manutenção com a remoção de neve e gelo, pois ela tem a capacidade de se “autodescongelar”, usando a eletricidade gerada por ela mesma.

Igualmente aos outros, esse projeto também foi construído em caráter experimental. A expectativa dos idealizadores é que, em três anos, já se tenha uma resposta definitiva sobre a viabilidade da estrutura. Em caso de sucesso, pretende-se ampliar a instalação do tapete solar para outras ciclovias do país.

E aí, gostou de conhecer essas iniciativas? Então, o que acha de conhecer um outro projeto envolvendo Energia Solar e Bicicletas? Estamos falando da BikeBeats, e você pode saber mais sobre ele nesse post.

Curso de Energia Solar