Curiosidades

Descubra os benefícios de gerar sua própria energia

6 março, 2018

A energia solar é a fonte de energia do futuro. Somente em 2016, o crescimento foi próximo a 300%, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). E está aumentando cada vez mais o número de usuários investindo em gerar sua própria energia. Esse crescimento não é à toa e pode ser explicado por uma série de situações.

 

Benefícios de gerar sua própria energia

 

beneficios-gerar-energia-solar

 

O motivo mais valorizado pelas pessoas, em primeiro lugar, está na viabilidade financeira. A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico permite uma grande economia na conta de luz, pois com o sistema, você deixa de utilizar a energia proveniente da companhia elétrica. E quem produz a própria energia também pode criar uma independência sobre os aumentos tarifários que as distribuidoras aplicados periodicamente.

Se você não consumir toda a energia produzida, ela é transformada em crédito energéticos que podem ser utilizados em até 60 meses. Os créditos podem ser usados para compensar dias em que seja difícil captar a luz solar e também para diminuir a conta de energia elétrica em outra propriedade.

 

energia-compartilhada

 

Além disso, o governo federal concede alguns incentivos para quem quer gerar sua própria energia. Equipamentos de energia solar fotovoltaica, por exemplo, fazem parte dos itens de financiamento Construcard da Caixa Econômica Federal, que permite ao brasileiro comprar os equipamentos e quitá-los em até 240 meses com taxas de juros de mercado.

 

Geração de energia compartilhada

 

Outro fator responsável pelo da geração de energia solar são as mudanças recentes na legislação, que criou duas novas modalidades: geração por condomínios e geração compartilhada. A geração por condomínios permite aos condôminos utilizar energia gerada em uma área em comum. Já a geração compartilhada consiste na união de diversos usuários, através de consórcio ou cooperativa, para compartilharem a energia gerada em uma usina, mesmo que longe.

 

energia-compartilhada-condominios

 

Por último, mas não menos importante, vem a sustentabilidade. Quem investe na geração solar fotovoltaica contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. A energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema.

Segundo o Programa de Desenvolvimento de Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), teremos cerca de 2,7 milhões de unidades gerando sua própria energia até 2030. Além disso, até esse mesmo ano, se os governos adotarem medidas para incentivar o uso de energia solar, isso poderá criar quase 4 milhões de empregos, gerar R$ 11,3 bilhões em impostos e adicionar R$ 561,5 bilhões à economia brasileira.