Curiosidades
Negócio do ano – Empreender no ramo de energia solar
23 fevereiro, 2018Contas de luz cada vez mais caras aliadas ao alto potencial da fonte solar em nosso país tropical, o mercado de energia solar no Brasil, modelo de negócio pouco explorado apresenta as maiores chances para quem busca sucesso profissional e financeiro.
Ramo de energia solar
A revolução energética e o desenvolvimento de tecnologias estão possibilitando a utilização de fontes limpas e de captação livre, como é o caso da luz solar, que está mudando a forma como geramos e consumimos energia elétrica.
Com os sistemas fotovoltaicos, por exemplo, você não precisa mais ficar refém das altas tarifas cobradas pelas companhias de luz, pois produz e consome a sua própria energia. Desde 2012, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) permitiu aos consumidores brasileiros a geração de sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração, consumindo o que foi gerado e efetuando a troca do excedente com a distribuidora local.
Mercado
O mercado de energia solar no Brasil que não para de crescer e esse cenário de crescimento não se limita apenas aos consumidores. Segundo estudo divulgado em 2014 pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o Brasil é o segundo colocado no ranking dos países que mais empregam em energias renováveis, com mais de 934 mil postos de trabalho ligados à energia solar, eólica e outras fontes sustentáveis.
Em 2013, apenas 1% da malha energética era formada por micro e mini geradores fotovoltaicos. A expectativa para 2050, no entanto, é radicalmente alterada e espera que essa fonte seja a maior do Brasil.
Para quem deseja montar um negócio no ramo, os números também são interessantes. Em 2015, o crescimento das micro e mini geradoras, produção realizada por painéis de energia solar em casas e comércios foi de 300%. Esse aumento está relacionado ao barateamento dos equipamentos, principalmente pelos produtos vindos do mercado chinês, e pelo incentivo de financiamento pelos bancos brasileiros.
Por esse motivo, os novos profissionais em busca de um ingresso no mercado de trabalho e os que buscam mudar de carreira e se tornar um empreendedor podem encontrar na energia solar um futuro promissor.
Empreender
O profissional pode escolher entre as mais variadas formas de atuação, desde trabalhar com a venda, projeto ou instalação dos sistemas fotovoltaicos. No entanto, mesmo com essas oportunidades para empresas instaladoras e profissionais de vários níveis, o mercado ainda sofre com a falta de trabalhadores qualificados.
A capacitação dos profissionais é essencial para empresas e profissionais se destacarem no mercado e serem reconhecidos. Sabemos que esse é o momento para aproveitar essa oportunidade, por isso a Minha Casa Solar, pioneira no mercado de energia solar online, criou cursos de energia solar para capacitação profissional que abordando os principais conteúdos para elaboração de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos.
Atualmente os cursos estão disponíveis para as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Macapá, Salvador, Belém e Vitória. o curso de energia solar é realizado com materiais didáticos personalizados e demonstrações na prática com bancadas em funcionamento.
Os empreendedores devem ficar atentos para não perderem as novidades e oportunidades que o setor de energia solar oferece. Antes de dar o passo na área, é preciso de conhecimento técnico para ser seguidas as etapas do processo. Se você tiver capacitação e souber fazer o serviço, as chances de sucesso são muito grandes. Tudo vai depender da forma como você leva o negócio e o quão estará disposto a dar o seu melhor por isso.