Painel Fotovoltaico

Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica

15 maio, 2018

Você sabia que é possível gerar sua própria energia elétrica e ainda economizar na conta de luz no final do mês? Instalando um sistema de energia solar fotovoltaico Grid Tie é possível gerar energia limpa e renovável, conectado à rede de energia elétrica de sua casa.

Veja abaixo como funciona esse sistema.

 

Sistema de energia solar fotovoltaica

 

 

Podemos definir como energia fotovoltaica toda irradiação solar que se transforma em energia elétrica.

 

Como Funciona?

 

Feitas de materiais semicondutores, como o silício, as células fotovoltaicas ao ficarem expostas a radiação solar tem seus elétrons “agitados”. Esses elétrons absorvem a energia presente na luz solar, denominados de fótons.

Esses elétrons são puxados e conduzidos por um campo elétrico para fora da célula solar tornando-se assim disponíveis para o uso como energia elétrica. Veja esse vídeo do canal Ponto em Comum e entenda o mais sobre o processo:

 

 

Passo a Passo:

 

Sistema de energia fotovoltaica

Painel Fotovoltaico

 

paineis-solaresReagindo à radiação solar, o painel fotovoltaico transforma essa radiação em energia elétrica. Esses painéis normalmente são instalados sobre o telhado sendo conectados entre si e a um inversor solar.

 

Inversor Solar

 

inversores-grid-tie
Inversores Grid-Tie

Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente contínua. O inversor solar fotovoltaico converte essa energia elétrica de corrente contínua para corrente alternada.

 

Medidor de Energia e Distribuição da Energia

 

economia-casa-verdeA energia que é transformada pelo inversor fotovoltaico é distribuída para toda a residência, ajudando a reduzir o custo financeiro da conta de energia elétrica.

 

Rede Elétrica e Créditos

 

conta-luz-economia-monitoramento

A energia que é transformada pelo inversor fotovoltaico é distribuída para toda a residência, ajudando a reduzir o custo financeiro da conta de energia elétrica. A energia injetada na rede elétrica gera um crédito de energia. Esse credito pode ser utilizado a noite, em períodos chuvosos e nublados.

 

Eficiência da conversão

 

Não é necessária uma alta irradiação solar para que o sistema de energia fotovoltaico funcione. A quantidade gerada pode variar devido alguns aspectos naturais como alta densidade de nuvens, região de sua residência ou menos devido a reflexão da luz solar em dias nublados.

Para medir a eficiência da conversão de energia solar para energia elétrica é necessário analisar a proporção de radiação solar. Precisamos avaliar a radiação que incide sobre as células que formam os painéis fotovoltaicos. O último estudo realizado avaliou a eficiência em 25% nas células mais eficientes.

 

Energia Solar Fotovoltaica x Governo

 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o governo tem projetos em desenvolvimento para geração de energia fotovoltaica, visando suprir demandas das comunidades mais isoladas como na zona rural.

Os projetos têm como propósito o abastecimento doméstico de água, através do bombeamento de água. Isso ajuda a fortalecer os processos de irrigação e piscicultura.

Para iluminação pública e uso coletivos de energia elétrica em escolas, postos de saúde e centros comunitários.

Agora que você já sabe como funciona um sistema de energia fotovoltaica descubra 07 motivos que compensam todo o investimento e explore essa energia tão rica em nosso País, o sol.