Curiosidades

Usina solar concebida em 1923

11 setembro, 2018

Energia solar não é mais uma tecnologia futurista como muitos pensam, ela já é uma realidade que está sendo desenvolvida há quase dois séculos com a usina solar.

 

Usina Solar: uma necessidade

 

Exemplo de uma Usina Solar
Exemplo de uma Usina Solar

 

Em 1923 foi publicado um artigo intitulado Electricity From The Sun (Eletricidade do Sol), por um alemão anônimo. Ele sonhava que no futuro existiriam lentes gigantes capazes de transformar a energia do sol em eletricidade para abastecer uma cidade inteira.

Naquela época não era muito comum as casas terem acesso a eletricidade, sendo considerado um artigo de luxo. Mesmo em países mais desenvolvidos, como os EUA, somente 35% das casas tinham eletricidade. Se contássemos com as áreas rurais, este número diminuía ainda mais, para 3%.

Como a eletricidade estava em falta para os que mais precisavam, existia a necessidade de buscar recursos diferentes para levar a energia elétrica a todos. E o Sol sempre foi uma opção fortemente considerada nesse quesito.

 

Como funcionaria a Usina Solar

 

Quando o artigo de 1923 foi publicado na revista Science and Invention, a ilustração acima foi inserida como forma de exemplificar a proposta do artigo.

Nela, os raios solares batem sobre uma enorme lente que faz com que eles sejam direcionados para aquecer o óleo. O óleo então aquecido, passa pelas tubulações até chegar em um recipiente com água. A água é aquecida, se transforma em vapor, e desta forma irá fazer o motor a vapor funcionar.

Para que toda a energia solar seja aproveitada, o instrumento conta ainda com dobradiças que o fazem girar na direção do sol, tornando-o assim um girassol mecânico.

O artigo diz ainda que essa invenção pode trabalhar algumas horas depois do pôr-do-sol, contanto que haja óleo aquecido sobrando. E acrescenta que, onde for necessário mais força, seria possível adicionar mais caldeiras e motores.

 

Como vocês podem ver, essa ideia está sendo formulada há anos, e hoje já podemos ver os resultados dessa evolução.

 

usina solar