Curiosidades

Você já viu a usina solar em formato de panda da China? Conheça mais sobre ela aqui!

23 abril, 2019

A China atualmente é o país que mais emite gás carbônico (CO2) no mundo. Entretanto, ele também é o que mais investe em energias renováveis, principalmente em energia solar. Seu mais novo empreendimento na área trata-se de uma usina solar em formato de panda.

Na realidade o projeto prevê a construção de várias centrais solares no país, para ajudar a diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Neste post você vai conhecer mais sobre essa empreitada.

 

A usina solar em formato de panda

 

Quem está por trás desse projeto é o grupo China Merchants New Energy (CMNE), que é um dos principais investidores em energia limpa no país. Eles entraram em parceria com o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) para construir a usina.

O projeto ficou pronto em Julho de 2017, e os painéis solares foram instalados na central solar de Datong que fica na província de Shanxi. O sistema tem capacidade de 100 megawatt, sendo que metade disso já foi conectado à rede. As estimativas dizem que essa usina contribuirá para a redução de 60 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.

 

O Projeto da Panda Green Energy

 

Todo esse projeto foi pensado pela empresa Panda Green Energy, que tem o objetivo de produzir energia verde a nível mundial e conscientizar as pessoas sobre o tema. Eles batizaram o projeto de Panda Power Plant.

 

panda-green-energy
Usina Fotovoltaica em formato de panda.
Fonte: Blog Minha Casa Solar

 

A utilização do Panda como formato dos painéis solares não é novidade, já que o animal é símbolo do país. Sendo assim, as próximas centrais solares desenvolvidas por eles serão em formato de panda.

 

O uso dos painéis solares

 

Escolher as placas solares para realizar esse projeto foi estratégico. A energia solar é uma das energias renováveis mais adaptáveis que existem. O desenvolvimento de sua  tecnologia é bastante dinâmico, de modo que o mercado vem trazendo soluções mais eficientes, possibilitando diversas aplicações.

Os módulos solares já foram colocados na arquitetura, substituindo fachadas de vidro, em rodovias, nos aviões e até mesmo em bicicletas! Uma das últimas inovações foi a criação dos painéis solares transparentes, uma nova tecnologia que está sendo desenvolvida para que os painéis sejam instalados diretamente nas janelas.

Esses são só alguns exemplos de como essa tecnologia avança rápido e traz soluções que se adaptam a realidade de todos.

 

Gostou do post? Então não deixe de ler sobre a usina solar da Disney em formato de Mickey!

 

usina solar em formato de panda