Energia Solar

Conheça sobre a smart grid, a rede elétrica inteligente!

7 maio, 2019

As redes elétricas inteligentes, ou as chamadas Smart Grid são o futuro da energia elétrica. Essa nova tecnologia promete transformar o modo como a distribuição de energia é feita que, segundo muitos especialistas, é realizada de modo arcaico.

Frente a isso, foi desenvolvido um modo de otimizar a produção de energia de forma inteligente utilizando a tecnologia como aliada. Assim surgiu a Smart Grid e ela já está revolucionando o setor de energia elétrica.

 

O que é a Smart Grid?

 

Atualmente o fluxo de energia ocorre de forma radial, ou seja, a energia sai das geradoras e vai para o consumidor. Com a Smart Grid esse formato muda, pois, o fluxo ocorre de forma mais dinâmica, sendo bidirecional. Isso significa que o próprio consumidor será capaz de contribuir com o sistema, gerando parte da energia injetada na rede elétrica.

Desse modo todo o sistema consegue trabalhar melhor, conseguindo controlar o fluxo de energia e passando a ser também mais sustentável.

 

 

Esquema de uma Smart Grid
Fonte: iN2

 

 

Como ela funciona

 

As redes elétricas inteligentes são capazes de automatizar toda a gestão do uso da eletricidade. Ela faz isso através de um aparelho chamado medidor de energia, presente nas residências, indústrias e comércios que utilizam energia elétrica de concessionárias.

Para o funcionamento desse novo sistema de energia, a Smart Ggrid, é necessário mudar os medidores analógicos para medidores digitais. Estes são equipamentos mais seguros e, principalmente, inteligentes que possibilitam a integração de informações entre outros usuários conectados.

 

Funcionamento de uma Smart Grid
Fonte: Grupo Novelec

 

 

Assim é possível medir a qualidade da energia com sensores, que já avisam quando algum aparelho na casa está utilizando mais energia do que deveria, ou então podem avisar a empresa em que local a energia pode ter sido interrompida.

 

Quais são suas vantagens

 

Além de ser um meio sustentável e que causa um impacto positivo nos custos operacionais relacionados à comunicação, existem outros benefícios que as Smart Grids podem trazer para a sua residência que são:

Seu consumo em tempo real

Com a Smart Grid é possível acompanhar de perto e em tempo real o seu consumo de eletricidade. Isso significa que o consumidor não precisa mais esperar até a conta de luz chegar para tomar medidas econômicas, ele pode observar isso durante qualquer dia do mês.

O consumidor vira um prosumidor

Já falamos aqui no blog sobre o perfil dos prosumidores de energia, que são aqueles que produzem a própria eletricidade e que, em sua maioria utiliza recursos renováveis como energia solar ou eólica. Porém também é possível se tornar um prosumidor utilizando as redes inteligentes, o que é ainda melhor já que essa tecnologia pode otimizar a sua produção, fazendo com que você tenha energia de sobra para armazenar e até mesmo vender!

Os processos ficam mais otimizados

Normalmente quando uma residência fica sem energia elétrica, os moradores precisam ligar para concessionária de energia para que eles enviem um técnico localizar, analisar e em sua maioria, reparar os elementos da distribuição de energia. Isso às vezes pode levar um dia ou mais. Porém as Smart Grids vieram para revolucionar esse lado também. Como tudo vai estar conectado, a empresa que gera energia vai ser notificada quando e onde a eletricidade foi interrompida, e vai mobilizar os técnicos para o local exato e solucionar o problema.

Incentiva o uso de energia solar.

A energia solar já ajuda a economizar muito na conta de luz, mas se ela for utilizada em conjunto com a Smart Grid, o consumidor poderá otimizar o uso da sua eletricidade e economizar conscientemente.

 

Por essas e outras vantagens que as Smart Grid prometem ser o futuro da energia elétrica, criando residências inteligentes de consumo mais consciente.

E se você gostou desse post, não deixe de ler também sobre como está o crescimento da energia solar no brasil!

smart grid