Energia Solar

Saiba como armazenar energia solar

4 abril, 2018

Os sistemas fotovoltaicos, por utilizarem a luz do sol como fonte de energia, trabalham proporcionalmente à disponibilidade de luz. Em dias nublados, por exemplo, a produção é menor, já no período da noite é interrompida totalmente. Mas e agora? Como armazenar energia solar para o consumo nesses períodos em que ela não é produzida?

 

Como armazenar energia solar

 

armazenar-energia-solar-sistema

 

Aí é que entra a função das baterias na composição dos sistemas fotovoltaicos. Elas são consideradas o pulmão do sistema e trabalham fornecimento de energia quando não houver energia solar.

Todo sistema fotovoltaico precisa de uma fonte alternativa de energia para períodos com pouca produção. Em sistemas grid-tie, ou seja, conectados à rede elétrica, as baterias não são fundamentais, pois a própria rede de energia funciona como fonte alternativa. No caso dos sistemas ausentes da rede (off-grid), a bateria é indispensável. É válido salientar que elas não produzem nenhum tipo de energia, mas sim, armazenam.

 

Baterias

 

 

As baterias que podem ser utilizadas em sistemas fotovoltaicos são as chamadas estacionárias ou de ciclo profundo, pois estas suportam grandes descargas de energia que uma bateria comum não suportaria. Elas têm vida útil de 4 a 5 anos, preços acessíveis. Esse modelo de bateria possui placas mais grossas, conseguindo suportar descargas mais profundas.

Constantemente as baterias automotivas são buscadas para uso nos sistemas fotovoltaicos.

Mas cuidado! Essas baterias, nesse sistema, devem ser evitadas. Essas baterias são projetadas para uso em automóveis e foram desenvolvidas para que fornecessem grandes correntes em períodos curtos de tempo e, por isso, não são capazes de suportar descargas profundas, característica dos sistemas de energia solar fotovoltaicos.

 

Maior geração de energia

 

O número de brasileiros que estão gerando a sua própria energia a partir da luz do sol está crescendo a cada ano. Em abril deste ano, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), 9.132 consumidores residenciais, comerciais e industriais já geram energia solar no segmento de geração distribuída.

Contudo, um dos obstáculos da tecnologia fotovoltaica é a sua geração descontínua, ou seja, a oscilação entre os momentos de geração e não geração.

 

Agora que você já sabe como armazenar energia solar, descubra alguns benefícios na geração da sua própria energia.