Curiosidades

Saiba como a energia solar pode ajudar na produção de combustível para automóveis!

14 maio, 2019

Você já pensou como seria se fosse possível a produção de hidrogênio usando a energia solar? E se depois esse hidrogênio fosse utilizado em células a combustível para alimentar automóveis? Sem emitir gases poluentes.

Essa é a ideia inovadora que a Espanha está investindo: criar um frota de automóveis que utilizam combustível ecológico melhorando assim a qualidade do ar e da vida dos seus habitantes. Conheça mais sobre esse projeto neste post!

 

O que é célula a combustível?

A célula a combustível é uma célula eletroquímica, que é capaz de transformar a energia química dos reagentes, em energia elétrica, através de reações de oxirredução. Dessa forma, podemos considerar que seu princípio de funcionamento é basicamente igual ao de uma pilha comum. Porém seu diferencial está no fornecimento e consumo dos agentes redutores, elementos que doam seus elétrons, e oxidantes, elementos que captam os elétrons, que se dá de forma contínua, garantindo seu funcionamento por longos períodos de tempo, só sendo interrompido ao cessar o fornecimento de combustível.

As maiores vantagens de se utilizar a célula a combustível é obtenção de energia elétrica de forma ininterrupta e, diferente das pilhas comuns, o produto da reação química desta tecnologia nada mais é que água. Isso mesmo, ao passo que as pilhas comuns produzem metais pesados em seu processo de obtenção de energia, as células a combustível só produzem água que, além de não poluir o meio ambiente, ainda pode ser utilizada para resfriamento de motores, limpeza e até para beber!

Porém uma desvantagem que inviabiliza o uso dessa tecnologia é o preço do hidrogênio. Este combustível é considerado nobre pois seu processo de fabricação ainda é muito caro. Entretanto essa desvantagem pode se tornar irrelevante daqui alguns anos, visto que cientistas estudam a utilização de energia solar na obtenção do hidrogênio.

Espanha pioneira na produção de hidrogênio usando energia solar

 

A Espanha está focada em melhorar o meio ambiente e diminuir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Para isso, criou esse projeto inovador de utilizar a energia solar para produzir hidrogênio.

Esse hidrogênio vai ser utilizado como combustível ecológico  substituindo o normal, que é poluente. Essa será uma oportunidade que vai ajudar a poupar dinheiro enquanto melhora a qualidade do ar dos habitantes.

Carro movido por célula a combustível
Carro movido por célula a combustível. Fonte: Portal Lubes.

A construção de uma central solar

 

Para atingir seu objetivo, a Espanha vai construir uma central solar na ilha de Maiorca, nas Baleares, com um investimento de 41 milhões de euros pelo poder público. Quem vai realizar a produção solar vai ser a empresa energética Acciona.

O que for produzido na central será utilizado primeiro no transporte público. Uma nova frota de automóveis agora equipados com células a combustível limpo, será criada.

Assim a Espanha poderá reduzir seus investimentos na importação de combustíveis fósseis, além de ajudar a melhorar a saúde da atmosfera do planeta.

O país também está com planos de integrar esse projeto a um programa que permita otimizar a produção industrial do arquipélago localizado no mediterrâneo, que depende muito do turismo para a entrada de capital.

 

E a Espanha não é a única que está preocupada com o meio ambiente e está tomando medidas mais sustentáveis. No nosso país mesmo nós temos o exemplo do Piauí, que criou a maior usina solar da América Latina! Confira mais lendo este post!

smart grid