Painel Fotovoltaico

Você sabe qual a melhor posição do painel solar na sua residência?

8 janeiro, 2019

Os painéis solares são uma parte essencial de qualquer sistema fotovoltaico já que é a partir deles que a radiação solar vai ser transformada em energia elétrica para o nosso consumo. Mas para que eles tenham a máxima eficiência, é importante pensar na posição do painel solar na nossa residência.

Por isso, nesse post vamos mostrar quais são as melhores direções para instalar suas placas solares, qual a inclinação ideal e os benefícios de se pensar nisso tudo antes de instalar!

 

A melhor posição do painel solar

 

Como nós moramos no hemisfério sul, a direção ideal dos painéis solares é o Norte. Isso porque o caminho que o sol percorre do Leste a Oeste sofre uma leve inclinação ao longo do dia, para o Norte, sendo mais acentuada ao meio dia. Essa inclinação pode ser mais intensa no inverno que no verão.

Normalmente os painéis são instalados nos telhados das casas. Para que seu rendimento seja o maior possível, o telhado deve ter uma face voltada ao norte, sem que haja sombreamento nos módulos, por prédios ou árvores.

Direção Norte Painel Solar Telhado
Fonte: Go Solar

 

Outras direções

 

Hoje em dia, com a popularização da energia solar as casas estão sendo construídas pensadas nessa técnica. Mas caso a sua residência não tenha uma face apontando para o Norte, tudo bem! Você ainda pode gerar bastante energia.

Telhados com face apontadas para o Noroeste ou Nordeste têm perdas de 3 a 8%. Enquanto isso os telhados com a face apontada para Leste ou Oeste apresentam uma perda de 12 a 20%.

As perdas maiores da geração de energia se dão quando o telhado tem a face apontada para o Sul. Por isso não é indicado instalar nessa direção, somente se você residir na região Norte do Brasil.

 

Inclinação dos painéis

 

Além da direção também é importante pensar na inclinação dos painéis. E este fator está diretamente ligado à latitude do local onde será instalado.

É indicado que os sistemas fotovoltaicos tenham uma inclinação igual a latitude. Por exemplo, se você mora em São Paulo onde a latitude é de aproximadamente 23°, é indicado que você instale os painéis solares com inclinação de 23°.

inclinacao do painel solar
Imagem representa a posição do painel e seu aproveitamento de energia
Fonte: WA Solar

 

Benefícios de um bom posicionamentos placas

 

Um bom posicionamento dos módulos solares garante a redução da quantidade de painéis e a sua maior eficiência.

Com os painéis instalados voltados para o norte e com a inclinação certa, seu sistema fotovoltaico irá trabalhar com a máxima eficiência, o que garante a geração máxima de energia para o consumidor

Essa eficiência faz com que, em alguns casos, não sejam necessários tantos painéis para se atingir a geração de energia que será consumida.

 

Gostou? Então não deixe de ler o nosso post sobre os 06 tipos de painéis solares para você escolher o seu!

curso de energia solar