Painel Fotovoltaico

Você sabe qual a melhor posição do painel solar na sua residência?

8 janeiro, 2019

Os painéis solares são uma parte essencial de qualquer sistema fotovoltaico já que é a partir deles que os raios solares vão ser transformados em energia elétrica para o nosso consumo. Mas para que eles tenham a máxima eficiência, é importante pensar na posição do painel solar na nossa residência.

Por isso, nesse post vamos mostrar quais são as melhores direções para instalar seus painéis, qual a inclinação ideal e os benefícios de se pensar nisso tudo antes de instalar!

 

A melhor posição do painel solar

 

Como nós moramos no hemisfério sul, a direção ideal dos painéis solares é o Norte. Isso porque o caminho que o sol percorre nascendo no Leste e se pondo no Oeste acaba sofrendo uma leve inclinação para o Norte ao meio dia. E no inverno, a inclinação pode ser mais acentuada que no verão.

Normalmente os painéis são instalados nos telhados das casas. Para se obter um rendimento maior, o telhado deve ter uma face voltada ao norte, sem sinais de riscos de sombras por prédios ou árvores.

Direção Norte Painel Solar Telhado
Fonte: Go Solar

 

Outras direções

 

Hoje em dia, com a popularização da energia solar as casas estão sendo construídas pensadas na energia solar. Mas caso a sua residência não tenha uma face apontando para o Norte tudo bem, você não vai perder muita energia.

Telhados com face apontadas para o Noroeste ou Nordeste têm perdas de 3% a 8%. Enquanto isso os telhados com a face apontada para Leste ou Oeste apresentam uma perda de 12% e 20%.

As perdas maiores da geração de energia se dão quando o telhado tem a face apontada para o Sul. Por isso não é indicado instalar nessa direção, somente se você residir na região Norte do Brasil.

 

Inclinação dos painéis

 

Além da direção também é importante pensar na inclinação dos painéis. E essa inclinação tem tudo a ver com a Latitude do local onde será instalado.

É indicado que os sistemas fotovoltaicos tenham uma inclinação igual a Latitude. Por exemplo, se você mora em São Paulo onde a Latitude é de aproximadamente 23°, é indicado que você instale os painéis solares com a face para o norte e com inclinação de 23°.

inclinacao do painel solar
Imagem representa a posição do painel e seu aproveitamento de energia
Fonte: WA Solar

 

Benefícios de um bom posicionamentos placas

 

Um bom posicionamento das placas garante muitos benefícios ao consumidor. Entre eles nós temos a redução da quantidade de painéis e a maior eficiência deles.

Com os painéis instalados voltados para o norte e com a inclinação certa, seu sistema fotovoltaico irá trabalhar com a máxima eficiência, o que garante a geração máxima de energia para o consumidor

Essa eficiência faz com que em alguns casos, não sejam necessários tantos painéis para se atingir a geração de energia que será consumida.

 

Gostou? Então não deixe de ler o nosso post sobre os 06 tipos de painéis solares para você escolher o seu!

 

curso de energia solar