Curiosidades

Já ouviu falar dos painéis solares transparentes?

12 março, 2019

Você por acaso já ouviu falar sobre os painéis solares transparentes? Eles fazem parte de uma nova tecnologia que vem sendo desenvolvida nos últimos 30 anos, e foge dos padrões convencionais de painéis por permitir a passagem parcial de luz solar, proporcionando métodos de integração que ainda os módulos atuais não tinham alcançados.

Depois de muitas pesquisas e estudos, eles se tornaram realidade. Isso aconteceu a partir da utilização de moléculas orgânicas que absorvem ondas de luz que não são visíveis a olho nu.

Neste post, você vai saber mais sobre como eles foram desenvolvidos, suas aplicações e quanto custaria essa nova tecnologia.

 

Como os painéis solares transparentes foram desenvolvidos?

 

Eles já estavam sendo desenvolvidos há 30 anos, mas as pesquisas anteriores não obtiveram sucesso pela baixa eficiência ,e pelo material utilizado não ficar realmente transparente.

O professor Johansen Crosby, sob a supervisão de Richard Lunt da Universidade de Michigan, desenvolveram melhor a tecnologia dos painéis solares, conseguindo criar uma superfície totalmente transparente que pode ser utilizada em diversas formas na arquitetura.

Eles focaram mais em parâmetros arquitetônicos do que em eficiência. Estes painéis podem substituir as longas fachadas de vidro, já existentes, deixando o ambiente mais moderno e ainda gerar energia, reduzindo uma parcela dos gastos financeiros neste setor. 

Hoje em dia os pesquisadores estão focados em aumentar a eficiência desses painéis. Mas o fato de eles conseguirem deixá-los transparentes já é uma grande inovação para a área.

 

Princípio de funcionamento dos painéis

O vidro fotovoltaico só é possível devido à uma fina camada de partículas de silício, chamadas de pontos quânticos. Esses pontos quânticos absorvem ondas de comprimento curto (menores que 640 nanômetros), deixando as ondas de comprimento mais logos (acima de 640 nanômetros) passar.

Os pontos quânticos transformam as ondas absorvidas em ondas de comprimento longo que percorrem todo o painel sem serem reabsorvidas pelos outros pontos devido ao seu novo comprimento de onda maior. Isso só é possível graças à reflexão interna total. Sendo assim, as ondas transformadas pelos pontos quânticos chegam até a borda, atingindo pequenas células solares e, assim, são convertidas em energia elétrica.

Onde eles seriam aplicados?

Esse novo tipo de painel é considerado inovador pelas suas inúmeras possibilidades de aplicação. Mas atualmente, os pesquisadores pensam em implantá-los nas janelas e em grandes edifícios de vidro.

Um grande exemplo disso é o edifício Lúcia localizado na Universidade Valladolid, uma edificação nova que receberá alguns laboratórios da universidade.

Edifício Lúcia localizado na Universidade Valladolid
Fonte: Grupo SANJOSE

 

De acordo com a equipe, apenas 1,5% de toda a eletricidade gerada nos Estados Unidos utiliza energia solar. Com a tecnologia dos painéis transparentes instalada em todos os prédios estadunidenses, essa porcentagem pode passar para 40%.

 

Quanto custaria esse tipo de painel?

 

Como as células possuem uma alta vida útil, o previsto é que o custo para a instalação seja mais baixo.

Além do mais, sua instalação em enormes edifícios de vidro seria vantajosa. Atualmente os prédios enfrentam o problema de espaço para instalar os painéis convencionais. Isso tornaria mais fácil também para as pessoas que moram em apartamento e querem gerar a sua própria energia.

 

Gostou de conhecer mais sobre os painéis solares transparentes? Então confira o nosso post sobre os painéis flutuantes e como essa tecnologia pode ser aplicada nas hidrelétricas!

painéis solares transparentes