Curiosidades

Já ouviu falar dos painéis solares transparentes?

12 março, 2019

Você por acaso já ouviu falar sobre os painéis solares transparentes? Eles são um novo tipo de painel que foram fabricados para serem instalados em janelas e fachadas de grandes prédios de vidro.

Depois de muitas pesquisas e estudos, eles se tornaram realidade. Isso aconteceu a partir da utilização de moléculas orgânicas que absorvem ondas de luz que não são visíveis a olho nu.

Neste post, você vai saber mais sobre como eles foram desenvolvidos, suas aplicações e quanto custaria essa nova tecnologia.

 

Como os painéis solares transparentes foram desenvolvidos?

 

Eles já estavam sendo desenvolvidos há algum tempo, mas as pesquisas anteriores não obtiveram sucesso pela baixa eficiência ,e pelo material utilizado não ficar realmente transparente.

Mas pesquisadores da Universidade de Michigan desenvolveram melhor a tecnologia dos painéis solares, conseguindo criar uma superfície totalmente transparente que pode ser utilizada em diversas formas na arquitetura.

Eles focaram mais na transparência do painel, sendo que a eficiência deles chega a 5%, o que é bem baixa para serem considerados como fonte de energia alternativa. Para isso eles teriam que se igualar a eficiência dos painéis de silício, que chegam a 15%.

Hoje em dia os pesquisadores estão focados em aumentar a eficiência desses painéis. Mas o fato de eles conseguirem deixá-los transparentes já é uma grande inovação para a área.

 

Onde eles seriam aplicados?

 

Esse novo tipo de painel é considerado inovador pelas suas inúmeras possibilidades de aplicação. Mas atualmente, os pesquisadores pensam em implantá-los nas janelas e em grandes edifícios de vidro.

De acordo com a equipe, apenas 1,5% de toda a eletricidade gerada nos Estados Unidos utiliza energia solar. Com a tecnologia dos painéis transparentes instalada em todos os prédios estadunidenses, essa porcentagem pode passar para 40%.

 

Quanto custaria esse tipo de painel?

 

Por incrível que pareça, essa nova tecnologia poderia sair até mais barata que os painéis solares convencionais. Isso porque ela dispensa o uso de materiais que são utilizados em volta da célula solar, como o vidro e o alumínio.

Sem esses materiais e com as células possuindo uma alta vida útil, o previsto é que o custo para a instalação seja mais baixo.

Além do mais, sua instalação em enormes edifícios de vidro seria vantajosa. Atualmente os prédios enfrentam o problema de espaço para instalar os painéis convencionais. Isso tornaria mais fácil também para as pessoas que moram em apartamento e querem gerar a sua própria energia.

 

Gostou de conhecer mais sobre os painéis solares transparentes? Então confira o nosso post sobre os painéis flutuantes e como essa tecnologia pode ser aplicada nas hidrelétricas do país!

painéis solares transparentes