Energia Solar

O que é energia solar?

3 setembro, 2019

Você já sabe o que é energia solar? Será que realmente é uma boa opção? Quais são os componentes necessários? Qualquer pessoa pode investir em um sistema fotovoltaico?

No artigo de hoje, você vai sanar essas e outras dúvidas acerca do tema. Atenção às dicas e boa leitura!

 

Afinal, o que é energia solar?

Para compreender de uma vez o que é energia solar, basta lembrar que se trata da energia resultante da absorção da luz e do calor do sol que, utilizada pelas diferentes tecnologias:

  • Aquecimento solar;
  • Energia solar fotovoltaica;
  • Energia heliotérmica.

Essa é uma energia considerada renovável e favorável ao meio ambiente, pois utiliza uma fonte inesgotável (o sol) e possibilita que fontes poluentes não sejam usadas.

 

Para que serve a energia solar?

Essa é uma fonte de energia limpa, que não oferece danos à natureza, em sua operação. E por ser uma fonte renovável, ela oferece durabilidade, visto que o sol produz energia infinita.

 

Qual a melhor maneira de aproveitá-la?

Existem dúvidas sobre sua total eficiência, pois durante o período noturno essa energia não pode ser absorvida com a mesma intensidade que ao longo do dia.

Para isso, as empresas têm oferecido equipamentos cada vez mais eficazes na captação e distribuição dessa energia.

 

Potencial energético

A energia do sol é considerada como inesgotável. Ao menos, essa é a perspectiva do ponto de vista humano. Sendo considerada por muitos como a melhor opção entre todas as outras fontes existentes.

Existem as mais variadas formas de aproveitar a energia solar, e as principais tecnologias utilizadas são:

 

Energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é a fonte de energia limpa que mais cresce e pode ser diretamente convertida em energia elétrica.

Ela usa materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a luz solar em energia elétrica.

Ela existe a mais de 100 anos e hoje é utilizada para gerar energia em todos os cantos do planeta, até mesmo nos países mais remotos.

 

Usina Solar de Pirapora
Usina Fotovoltaica de Pirapora
Fonte: Istoé

 

Para funcionar, as células fotovoltaicas precisam ser montadas dentro de um painel solar para uma maior vida útil.

Então esse painel será conectado a outros painéis.

 

Energia Solar Térmica

É uma forma de energia alternativa que fornece energia térmica diretamente para o sistema, muito utilizada quando se demanda de água quente em um processo industrial ou residencial (como o banho, por exemplo).

 

Sistema de aquecimento de água, com coletores solares.
Sistema de aquecimento de água, com coletores solares.
Fonte: Elaboração própria.

 

 

Energia Solar Heliotérmica

São utilizados concentradores, como espelhos, para focar a energia em um ponto específico, como o topo de uma torre ou em um tubo a vácuo, por exemplo.

Usina heliotérmica
Usina heliotérmica.
Fonte: Energia heliotérmica.

 

Então o fluido é aquecido para gerar vapor e alimentar uma turbina a vapor.

 

Métodos de captura de energia

Os métodos de aproveitamento da energia solar são classificados em diretos ou indiretos. E, ainda, passivos ou ativos. Vamos entender melhor:

 

Direto

Os métodos diretos são aqueles que precisam de apenas uma etapa para transformar a energia do sol em outra energia utilizável.

Um exemplo é a energia solar fotovoltaica que transforma a radiação solar em energia por meio do efeito fotoelétrico.

 

Indireto

São aqueles que precisam de duas ou mais etapas de conversão para se obter a energia utilizável, através da energia solar.

É o caso da energia heliotérmica, onde a energia solar chega aos espelhos refletores que concentram o calor em um tubo a vácuo por onde passa água.

O vapor resultante vai alimentar uma turbina que vai gerar a energia elétrica.

 

Sistemas passivos e ativos

Os sistemas passivos de energia solar são como uma estufa que transfere o calor recebido para o ar, mantendo a temperatura ambiente elevada.

Os sistemas ativos funcionam com o auxílio de dispositivos mecânicos, para maior eficiência. Funciona como uma bomba que faz circular a água dentro do sistema.

 

E quais são os componentes básicos de um sistema fotovoltaico?

Painéis solares – Os painéis, ou módulos, são os responsáveis por transformar a radiação solar (os raios solares) em energia elétrica. Eles são especificados de acordo com a energia demandada (a carga), podendo variar de peso, tamanho, cor e eficiência, de acordo com a potência e o material utilizado.

 

Controladores de carga – São as válvulas do sistema, controlando o processo de carga e descarga das baterias, evitando sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua durabilidade e eficiência. Este dispositivo é utilizado somente em sistemas Off-Grid (conectados aos bancos de baterias).

 

Inversores – Transformam a tensão contínua, gerada pelos painéis, ou transmitida das baterias (em sistemas Off-Grid), em tensão alternada. Tal tensão será utilizada na maior parte dos equipamentos de uso doméstico e industrial. Se for um sistema conectado (On-Grid), age – ainda – na sincronia com a rede elétrica.

 

Baterias – Armazenam a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não existe a predominância do sol. Assim como o controlador de carga é utilizada apenas em sistema Off-Grid.

 

Quem pode utilizar a energia solar?

Assim como o mundo gira em torno do sol, a sua energia também pode girar em torno dele, independentemente do local, tamanho ou necessidades do ambiente.

Essas características precisam passar por avaliação, mas o fato é que qualquer pessoa pode usufruir dessa energia sustentável e renovável.

Para tal, é necessário consultar uma empresa reconhecida pelo profissionalismo e seriedade com que desempenha seu trabalho.

Toda mudança gera dúvidas. Entretanto, estamos falando sobre uma mudança que só gera bons frutos.

Esperamos que esse artigo tenha explanado de maneira satisfatória sobre o que é energia solar e os motivos pelos quais você precisa considerar sua utilização.

 

Curso de Energia Solar